Depois de conhecer um pouco melhor o millet, desafiei a Dra. Inês Henriques, médica e especialista em alimentação e nutrição planted-based para nos falar apresentar e falar sobre a QUINOA,
É um pequeno e poderoso “Grão de Ouro”. Assim era conhecida entre os povos de onde remonta a sua origem. Apesar de confecionada e consumida como cereal e perfil nutricional semelhante aos mesmos, na realidade é uma semente, e recebe por isso a designação de “pseudocereal”: falamos da Quinoa.
Nativa dos Andes, a destacar Peru, Bolivia e Chile, e cultivada por tribos indígenas há mais de 5.000 anos, era a base de alimentação dos exércitos incas, que a denominavam “Grão Mãe”.
Foi considerada pela FAO e Academia de Ciências dos Estados Unidos como o alimento do reino vegetal mais completo da alimentação humana e um dos alimentos mais ricos em nutrientes.
E ainda, de acordo com a OMS, a Quinoa é classificada como uma das melhores fontes de proteína vegetal.
Encontramos à venda quinoa de várias cores, há diferenças a nível nutricional entre elas. Qual a melhor?Há dezenas de variedades, sendo as principais a branca, a vermelha e a preta.Quanto mais clara, mais suave é o sabor, no entanto o teor de antioxidantes é superior nas versões mais escuras, pelo que também devem ser incluídas na nossa alimentação.
Em 2009, um artigo no “Journal of the Science of Food and Agriculture” citava "composição incomum e equilíbrio excepcional” de proteínas e lípidos da quinoa, bem como minerais, vitaminas e antioxidantes, que fazem dela um alimento altamente nutritivo.
A quinoa destaca-se por ser uma das únicas fontes de proteína vegetal da qual obtemos um perfil proteico completo, contendo todos os aminoácidos essenciais numa proporção equilibrada.
O nosso organismo necessita de diversos aminoácidos, para formar as proteínas, e alguns deles dependem totalmente da alimentação.
A quinoa apresenta não só um teor proteico elevado mas também um perfil de aminoácidos completo, superior aos restantes cereais, o que faz dela um "pseudocereal" com alto valor biológico.
É considerada uma fonte de proteína vegetal completa, de excelência, e também de fácil digestão.
Um alimento bastante interessante também para atletas, pela riqueza do perfil proteico que apresenta, uma vez que favorece a formação de massa muscular, quando conciliada com uma atividade física adequada.
Uma chávena de quinoa fornece aproximadamente 5g de fibra, sendo esta essencial para melhorar o trânsito intestinal e a nossa saúde digestiva em geral, mas não só.
Para além disso, a fibra ajuda a reduzir níveis de colesterol, regular a pressão arterial e manter estáveis os níveis de açúcar no sangue, o que torna o seu consumo benéfico no controlo da diabetes tipo 2 e hipertensão arterial.
Aliando a fibra ao facto de a quinoa ser também rica em ómegas 6 e 3, gorduras benéficas para a saúde do coração, é numa forte aliada na prevenção de doenças cardiovasculares.
Alto teor em fibra, alto teor proteico e baixo índice glicémico favorecem ainda um melhor controlo do apetite e maior sensação de saciedade, podendo contribuir para uma melhor gestão de peso corporal.
Rica também em micronutrientes, vitaminas a destacar complexo B (B1, B2, B6 e ácido fólico),
vitaminas C e E e minerais: potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, cobre, manganês e zinco.
A quinoa, quando comparada com outros grãos, destaca-se também por apresentar uma maior atividade.
antioxidante, principalmente pela riqueza em fitonutrientes, polifenóis com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, como a quercetina e o kaempferol, sendo o seu consumo benéfico tanto na prevenção como no tratamento de doenças crónicas.
O consumo de quinoa tem sido associado também a melhoria da saúde intestinal uma vez que contribui para aumentar a diversidade de bactérias benéficas da nossa microbiota, diminuir sintomas de inflamação quando esta está presente, como em doenças inflamatórias intestinais.
doença celíaca ou sensibilidade ao mesmo.
O processo da demolha ajuda a diminuir a concentração de fitatos e oxalatos (antinutrientes), substâncias que impedem a absorção de nutrientes.
Este processo permite não só a potenciar a nossa absorção de nutrientes e também dos que este cereal tem para nos oferecer, como também a facilitar a digestão e melhorar o sabor do mesmo.
Ao demolhar ainda vamos melhorar o sabor, uma vez que a presença de saponinas na casca confere um sabor amargo e a demolha vai ajudar a diminuir a concentração dos mesmos.
Após demolhada, entre 8 a 12h, deve ser bem lavada.
Quando lavamos, notamos que se forma uma espuma e devemos lavar até eliminar totalmente essa espuma com a ajuda de um coador de rede fino.
Dicas na preparação:
- Utilizar a proporção de 1 chávena e meia de de água para 1 de quinoa, cozer entre 7-10 minutos, desligar e tapar por 5 minutos. Pode ser cozida simples, em água, ou fazer previamente o refogado, como o arroz, com cebola e alho.
- Durante a preparação, podemos conferir sabor, adicionando especiarias / ervas aromáticas e casca de citrinos, como a laranja.
Utilização:
- como acompanhamento em pratos principais,
- numa bowl, em saladas (quentes ou frias),
- na sopa,
- em hamburgueres de leguminosas,
- em versão doce ao pequeno almoço ou lanche, cozida em água ou bebida vegetal com fruta.
Bom Apetite!
Esta publicação teve o contributo da Dra. Inês Henriques, médica e especialista na prevenção e estilo de vida saudável, e na alimentação planted based.. Podem encontrá-la no instagram e a sua página está aqui: https://instagram.com/ines.ahenriques
Cristina, sempre com abordagens interessantes 👌
ResponderEliminarMuito obrigada, Cristina. Acho interessante saber sempre mais sobre os alimentos que temos à disposição e partilhar esse conhecimento. É esse um dos meus propósitos com o Bago de Romã e fico feliz por gostarem e me acompanharem.
EliminarRomã :*
Excelente partilha!
ResponderEliminarPassei para desejar uma semana feliz!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira
Excelente! :) Também dei a conhecer a quinoa no meu bloguito! :)
ResponderEliminarhttps://eatlikeyoulove.wordpress.com/2021/05/12/a-boa-quinoa/