segunda-feira, 7 de março de 2022

"Dicas Úteis" - Como consumir mais legumes?


Sempre fui uma pessoa de listas, de escrever tudo. São como um GPS para mim, uma forma de me alinhar. Tenho as listas de tarefas e confesso quando não as faço, perco-me. 
Não consigo fazer ementas certinhas do que vou comer, mas ter uma ideia prévia do que irei fazer, ajuda-me a orientar as compras e aliviar o stress no momento das refeições. Apesar de estar em teletrabalho, o tempo não estica. Há que gerir bem cada hora, para fazer tudo a que me proponho, entre trabalho, tarefas domésticas, ter tempo de qualidade para mim e acima de tudo continuar a investir na minha formação.
Com vontade e organização tudo se consegue, sem isso tudo, descamba. 
Gastar 2 horas do fim-de-semana a preparar o que quero ter na semana, ganho em tranquilidade durante a semana. Quer a nível financeiro, quer a nível da qualidade das refeições, pois se tiver os legumes previamente arranjados e já prontos a cozinhar, bem como as saladas lavadas e preparadas não tenho preguiça e sem dúvida que as refeições são muito mais equilibradas nutricionalmente sem dar azo a asneiras. O corpo, a mente e a carteira agradecem. 
Depois das compras feitas, preparar, lavar e cortar todos os legumes, de acordo com as preparações delineadas. Para que os vegetais não se deteriorem é com a ajuda de um secador de salada que retiro toda água que possam ter. Depois de bem secos, acondiciono em recipientes próprios (eu tenho da Tupperware adequados a conservar legumes sem se deteriorarem), e o certo é que conservam mesmo bem.
Com este método, consegui gerir melhor o consumo de legumes, pois além de não se estragarem, não há desculpas para não fazer acompanhamentos muito mais equilibrados e ricos nutricionalmente.
Nada como um frigorífico organizado para uma vida simplicada! 
Esta semana: Coentros, rúcula, alface prontos a usar; Cogumelos, um preparado base para sopa, preparado para jardineira e um preparado para legumes cozidos, couve-flor para uma base de puré.
Introduzir mais legumes na alimentação diária é fácil, estando prontos a usar não há preguiça na hora de os consumir! 
Vamos consumir mais legumes sem desculpas? 



Boa Semana!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Vale mesmo a pena perder algum tempo num só dia, para ganhar nos restantes 6 dias da semana :)
      Vamos comer melhor sem sombra de dúvida ;)
      Muito obrigada :*

      Eliminar