quarta-feira, 9 de março de 2022

Bolonhesa de Carne e legumes

Vamos comer mais legumes? 

Quando nem todos gostam de legumes torna-se difícil servi-los. Uma das estratégias que encontrei foi  introduzi-los nos preparados base, tais como, o caso das almôndegas, bolonhesa, recheios para lasanhas ou empadões.

Sem abandonar os sabores tradicionais, encontrei assim a opção para as refeições serem mais ricas e equilibradas. Simples e bem saborosos conseguimos assim, sem deixar de comer carne, reduzir o seu consumo,  aumentando simultaneamente consumo de legumes, essenciais para uma alimentação mais saudável. 

Esta bolonhesa é um exemplo do que faço e como fica deliciosa aqui partilho, como sugestão, para quem quiser experimentar, pois até os mais esquisitos vão gostar.


Ingredientes:
500g de carne picada
azeite q.b.
1 cebola 
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 cenoura
1 curgete pequena ou meia curgete se for grande 
1/2 pimento assado (costumo assar, pelar e tirar as sementes, depois guardo no frigorífico para ir usando em salteados ou saladas)
1 lata de tomate pelado
100 ml vinho branco
sal, pimenta preta, pimentão-doce ou paprika e ervas de Provence

Legumes preparados para a bolonhesa

Preparação:
1) Preparar todos os ingredientes. Picar e a cebola e os alhos. Cortar a cenoura e a curgete em cubos pequenos. Picar o tomate e o pimento assado. No fundo, é fazer a mise-en-place.

2) Num tacho largo, deitar um fio de azeite a cobrir o fundo, a cebola picada, os alhos picados e a folha de louro. Levar ao lume a refogar.

3) Quando a cebola estiver translúcida, juntar a carne picada e quando estiver toda cozinhada, juntar o pimento, a cenoura e a curgete previamente cortados. Mexer e refrescar com o vinho branco. Quando o álcool evaporar juntar o tomate pelado devidamente cortado junto com o molho da lata ( deitar água para aproveitar o molho da lata e juntar ao preparado). Temperar com sal, pimenta, 1 colher das de chá de paprika ou pimentão-doce e ervas de Provence a gosto. Deixar cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos. Se estiver a secar pode deitar um pouco de água. Eu costumo usar a lata do tomate como medida e geralmente uso uma medida cheia de água, assim também se aproveita o molho de tomate que ficou. 

4) Quando os legumes estiverem cozinhados, está pronto a servir. Pode servir com massas, ou como recheio de empadão ou lasanhas



Bom Apetite!

1 comentário:

  1. Excelente sugestão!
    Passei para desejar, um bom fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar