segunda-feira, 26 de maio de 2014

Favas à Moda da Romã


Uns adoram, outros odeiam, eis uma leguminosa primaveril que não é muito consensual. Por mim falo, há uns anos não as conseguia comer e hoje, como pelo menos, uma vez no ano. 

Não faz as minhas delícias, confesso, mas já anseio por as fazer, o que é bom sinal e este ano estrei-me a confeccioná-las, pois até então sempre que as comia, ora eram feitas pela mãe ou pela sogra.

Ora bem, ontem chegou a minha vez e nada como uma boa ocasião para me por em acção, com um saco de favas biológicas, vindas directamente do quintal de uma amiga. Com elas  na mão, já descascadas, não tive outro remédio que não fosse dar-lhes uso.Pensei em ligar à minha mãe ou sogra para saber como fazer, mas quis deixar-me levar pela intuição e dar o meu toque pessoal, resumindo fi-las à minha maneira e resolvi baptizá-las à moda da Romã. Deixem-me dizer que para primeira vez que cozinhei favas...não sairam nada mal!

Ingredientes:
500g de favas descascadas
400g de carne de porco (entrecosto, parte da entremeada com osso)
1/2 chouriço
100g bacon
1 linguiça
1 cenoura
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher (sopa) de polpa de tomate
3 colheres (sopa) azeite
vinho branco
pimentão-doce
sal e pimenta q.b
coentros q.b

1) Em primeiro lugar, marinar carne.Numa tigela temperar a carne, previamente cortada em pedaços , com sal, os dentes de alho picados, o pimentão-doce, o vinho branco e a folha de louro. Deixar marinar cerca de 15 a 20 minutos.
2) Entretanto, num tacho deitar um fio de azeite e a cebola picada e levar a refogar. Juntar a cenoura cortada em cubinhos e a linguiça, o pedaço de bacon e o chouriço inteiros. Deixar cozinhar em lume brando, cerca de 5 minutos. Ao fim desse tempo, retirar a linguiça o chouriço e o bacon e reservar.
3) Deitar a carne, a sua  marinada e a polpa de tomate. Mexer e cozinhar a carne, cerca de 15 minutos.
4) Cortar o chouriço e a linguiça em rodelas e o bacon e cubinhos. Juntar à carne e deixar cozer mais uns minutos. Por fim adicionar as favas e a água ( até as cobrir). Rectificar os temperos, adicionar uma pitada de açúcar e os coentros picados grosseiramente ( sei que se devem juntar quase no fim, mas optei por deixar cozinhar, pois o aroma vai-se fundindo nos restantes ingredientes, tornando o molho mais saboroso, é uma opção pessoal)
Deixar cozinhar, em lume brando cerca de 30 a 40 minutos. Quando mudarem da cor verde-claro, para escuro e começarem a ter a pele mais enrugada, estão prontas. As fotos foram tiradas no tacho após terminar a cozedura e terem repousado 5 minutos.




Bom Apetite!

2 comentários:

  1. eu adoro favas:)
    ficou uma sugestão com muito bom aspecto e que combinação tão boa.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hum delicia... Temos seguido o seu blog e facebook, tem desenvolvido um trabalho excelente, continue está no caminho certo. Parabéns. Já agora convido a uma visita ao nosso blog http://yammireceitas.com

    ResponderEliminar