sábado, 29 de março de 2014

"Apenas 30 Minutos" - Molho de Tomate, Atum e Cogumelos com Búzios Coloridos


Chegado o final do mês, nada como fazer uma vistoria ao que há na despensa, frigorífico e congelador,  para melhor gerir o orçamento doméstico e preparar as compras do próximo mês. Se pensarmos bem, evitamos idas desnecessárias às compras, bem como, custos por vezes supérfluos.
Passei a semana, sem ir ao supermercado. No sábado passado, apenas comprei os frescos habituais, ovos, iogurtes, queijo, a fruta e legumes. Abastecida de frescos, com o necessário na despensa e congelador, ementas pré-planeadas, não tinha como fugir ao objectivo delineado: não gastar nem um cêntimo em compras. Sinto-me feliz, consegui cumprir!!!
O dinheiro custa a ganhar e cada dia que passa, a racionalidade na hora de o gastar, é cada vez maior. Ao planear, tendo sempre produtos essenciais na despensa, frigorífico e congelador, com muita imaginação, conseguimos ter bons pratos com desperdício zero. Foi o caso deste molho de tomate e atum, ao qual juntei cogumelos. Ficou bem saboroso e serviu para o almoço do dia seguinte, ao qual juntei bróculos cozidos a vapor.
Com meio pacote de massa búzios coloridos para terminar, 2 latas de atum, 1 lata de tomate pelado e uma lata de cogumelos fez-se uma refeição agradável em menos de 30 minutos.


Um prato económico, rápido e versátil para qualquer dia da semana.

Ingredientes:
Para 4 pessoas .
400g massa (a gosto). Utilizei 1/2 pacote de massa búzios.
1 cebola,
2 dentes de alho
1 folha de louro
0,5 dl de azeite ( geralmente cubro o fundo do tacho)
1 cenoura ralada
4 tomates cortados em cubos, ou 1 lata de tomate pelado pequenas ( que tem 4 tomates inteiros)
1 dl de vinho branco
2 latas de atum pequenas
1 lata de cogumelos (180g)
Ervas de Provence q.b.
Sal, Pimenta e noz-moscada q.b.

Num tacho, deitar o azeite,a cebola e o alho picadinhos junto com a folha de louro. Mexer para não deixar queimar. Assim que a cebola ficar translúcida, deitar a cenoura ralada e de seguida o tomate cortado em pedaços. Deitar o vinho branco, mexer bem e deixar cozinhar uns 10 minutos.
Entretanto, levar a massa a cozer, em água fervente temperada com sal. Coze em 7 minutos.
Assim que o molho de tomate estiver cozinhado, juntar o atum e os cogumelos escorridos. Temperar com as Ervas de Provence, pimenta e noz-moscada ( moídas na hora). Mexer e levar ao lume a apurar mais 5 minutos.
Assim que tiver apurado, retirar do lume.
Escorrer a massa entretanto cozida.
No prato, colocar a massa e por cima deitar o molho de tomate, com atum e cogumelos.
Polvilhar com queijo ralado e servir.

Sugestão: Pode juntar raminhos de bróculos cozidos a vapor.




Bom Apetite!



3 comentários: