quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

"Reciclar é Poupar" - Pataniscas de Pescada com toque de Gengibre


As pataniscas são um recurso ideal para aproveitamento de peixe, bacalhau ou até legumes cozidos. Embora sejam fritos, não sendo feitas com assiduidade, balançam a dieta.

São excelentes quando acompanhadas com verduras cozidas ou salada, constituindo assim, uma refeição equilibrada, sendo uma receita amiga do orçamento doméstico.

Estas foram resultado de uma posta de pescada cozida, que sobrou. A receita nada tem de especial, mas como a pescada é mais insípida,  experimentei acrescentar raspa de gengibre fresco à polme, que lhes deu um sabor exótico e fresco.


Numa taça, deitei 5 colheres de sopa de farinha, abri um buraco no meio e juntei 4 ovos inteiros. Juntei um pouco de água e bati até obter um creme. Desfiei a posta, ralei uma cenoura e juntei ao preparado.
Temperei de sal, pimenta e raspa de gengibre fresco (1 colher de chá). Envolvi e no fim adicionei uma colher de sopa de salsa fresca picada. Se a consistência da massa for espessa, basta deitar um pouco de água de cozer o peixe, ou simplesmente água.

Levar a fritar em óleo quente ( eu misturo uma parte de óleo e outra de azeite), em pequenas colheradas, para ficarem pequenas e fofas.

Acompanhei com arroz de legumes e salada. "Reciclar é poupar" !!!


Bom Apetite!

5 comentários:

  1. Adoro invenções e o gengibre deve ter conferido um toque bem exótico. Gostei desta sugestão.
    Bj~Patrícia

    ResponderEliminar
  2. belas pataniscas, com pescada nunca fiz ,mas essas ficaram perfeitas.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá cara Romã
    Desde já os meus parabéns pelo seu blog.
    Gostaria de a convidar para se juntar ao recém criado "Paraíso dos Sabores", um espaço de partilha de receitas, experiências, truques e dicas.
    De momento o "Paraíso dos Sabores" ainda está numa fase relativamente "morna", pois ainda não tem muitos conteúdos, assim como utilizadores.
    Daí este convite, por teria enorme gosto em que se junta-se a esta comunidade e a ajuda-se a crescer, com os seus conhecimentos e esperiências.

    Desde já o meu muito obrigado pelo tempo perdido a ler esta mensagem.
    Ficarei na esperança de a poder reencontrar no "Paraíso dos Sabores".

    Atentamente,
    _Paulo_ , webmaster em www.paraisodossabores.pt.vu

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto!
    Uma óptima sugestão para se aproveitar sobras, nada se deve estragar!

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito mas detesto o cheiro a fritos :S As tuas ficaram lindas!

    ResponderEliminar