Quem me acompanha já conhece os meus hábitos alimentares, que primam pela saúde não dispensando os pratos agradáveis, quer à vista quer ao paladar. Esta Bolonhesa surgiu ao folhear umas das revistas " Saúde à mesa", revista que compro desde o nº1 e que aprecio pela forma, como nos apresenta as receitas adequadas aos problemas de saúde mais comuns da nossa sociedade e que ditam um regime dietético adequado a cada uma delas. De facto, constatei que sempre cozinhei saudavelmente, hábito que me foi transmitido pela minha mãe e que continuo a fazê-lo, sendo a prova de que comer saudável é agradável e sem qualquer sacrifício. Fazer dieta não é só comer cozidos e grelhados, portanto há que encontrar o equilíbrio e o resultado será, de facto, surpreendente.
A Bolonhesa de Atum ficou na lista das receitas a experimentar, marcada desde 2010 ( pois a revista em causa é de Julho desse ano), e uns tomates maduros a pedirem para serem utilizados ditou que fosse testada, sem esperar, este Verão. E valeu a pena, sendo para repetir com toda a certeza.
Aproveitei para a adaptar à Bimby, como também fiz algumas alterações ( na lista dos ingredientes, marquei a vermelho as quantidades que utilizei na confecção da minha Bolonhesa). A receita adaptada ,está explicada passo a passo no Modo Bimby, sendo a receita original apresentada no Modo Tradicional.
Ingredientes:
1 Cebola2 Dentes de Alho
3 colheres (sopa) de Azeite - Usei 40g
1 Kg Tomates maduros - Usei 4 Tomates Maduros ( mas pode utilizar uma lata de tomate pelado, caso não tenha tomate fresco)
2 Latas de Atum - Usei 220g quantidade de atum escorrido de uma lata média
1 Ramo de Manjericão -Usei Manjericão seco q.b.
1 Cenoura ( para neutralizar a acidez do tomate)
1 Folha de Louro
Noz-Moscada q.b.
Pimenta acabada de moer - Substituí pelas 5 Bagas da Margão
Salsa Picada q.b.- Dispensei
300g Esparguete Integral - Usei o normal
Modo Bimby
1) No copo deitar a cebola em quartos, a cenoura aos cubos e os dentes de alho. Picar 7seg/Vel.5.
2) Deitar o azeite e marcar 7 min/100º/ Vel.1
3) Junte o tomate picado grosseiramente, a folha de louro e cozinhar mais 10 min/ 100º/Vel.Colher inversa.
4) Retirar a folha de louro e triturar 5 Seg./ Vel.5. Adicionar o atum escorrido temperar com pimenta, noz-moscada e manjericão e marcar mais 12 min/100º/ Vel.Colher Inversa. Rectificar os temperos, no final. Para quem sofre problemas de hipertensão, não coloca sal; no meu caso, que até estou habituada a comida com pouco sal, achei que uma pitada faria a diferença e temperei a gosto. De salientar que as ervas aromáticas são um excelente substitut do sal e aqui o manjericão casou muito bem com o tomate
5) Entretanto cozer o esparguete em água a ferver, com sal e um pouco de óleo ou azeite. Quando estiver al dente, desligar e escorrer.
Servir com a bolonhesa e salpicar com manjericão seco.
Modo Tradicional - Receita original
2) Junte os tomates picados grosseiramente e previamente limpos de pele e sementes e o manjericão picado.Mexa e deixe cozinhar durante 10 minutos.
4) Depois, reduza tudo a puré e leve novamente ao lume. Quando levantar fervura, junte o atum bem escorrido e desfeito, tempere com pimenta e misture. Deixer cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando.
5) Entretanto, cozer o esparguete em água a ferver, conforme as instruções da embalagem. Escorra e sirva com a bolonhesa de atum, salpicando tudo com salsa picada.
Bom Apetite!
Fonte: Revista Saúde à Mesa nº 52 ( Julho 2010) -
Indicada para a hipertensão arterial, adaptada à Bimby por Romã
ASSIM NUNCA FIZ, MAS ADOREI A SUGESTÃO, PARECE-ME BEM DELICIOSA.
ResponderEliminarADORO ATUM.
BJS
A tua bolonhesa ficou com um aspecto bem apetitoso!
ResponderEliminarEstá formidável, certamente irei fazer.
ResponderEliminarBjs
ao tempo que nao compro a revista mas adoro a sugestao
ResponderEliminartenho que ir a papelaria ai se tenho
beijinhos