domingo, 11 de fevereiro de 2024

" A Arte de Viver" - Sonhos em Realização

 

O sonho comanda a vida! 

Sonhar faz parte e mal de nós quando deixamos de sonhar, no entanto realizar os nossos sonhos depende muito da nossa vontade e ação.

Sonhar e concretizar exige esforço, planeamento, consistência e persistência.

Quando SONHO e o quero concretizar, transformo-o num OBJETIVO e aqui o que me impulsiona para o cumprir? O que me impede ou pode impedir? 

Impulsiona-me a vontade de me concretizar pessoalmente, de ser feliz profissionalmente e conseguir viver a 100% a minha verdadeira essência, sem juízos ou pressões alheias. Quando a nossa essência fala, a verdade transparece.

O que me pode impedir? Opiniões alheias, as condições económicas e financeiras, a motivação, a energia, má gestão do tempo disponível.

Saber é diferente de Viver e o que leva do sonho à realização? Sabemos o que temos a fazer e o como o fazemos? Cuidando do tudo o que nos acrescenta e largando o que nos prejudica. Cuidar da nossa saúde física e mental, gerir melhor o nosso tempo, a nossa energia, os livros que lemos, as músicas que ouvimos, as pessoas que nos rodeiam e nos apoiam ou criticam. Quando ousamos fazer diferente, há sempre quem apoia e incentiva e há sempre quem critica e desvaloriza. Aqui é quando a prova é maior.

Vacilamos perante a opinião alheia ou somos conscientes das nossas verdadeiras intenções?

Eu nunca vacilei. Quando decidi avançar para a minha certificação tive vários obstáculos que me poderiam ter travado. A instabilidade económica mundial, a indisponibilidade financeira, o tempo disponível para estudar e estigma da palavra Coach, pois atualmente banalizou-se a função. O coach é alguém que orienta alguém num processo específico de desenvolvimento pessoal. Todos sabemos o que devemos fazer, mas viver o que sabemos nem sempre é simples e fácil sozinhos. Como costumo dizer conseguimos chegar ao destino mas acompanhados e guiados vamos mais rápido. Eu sou grata pelos mentores que escolhi como GPS para me guiarem.

Ora bem, eu poderia nunca avançar dados os obstáculos, pois o investimento era elevado, bem como a falta de tempo. Eu transformei esses obstáculos, em vontades fortes e reais de concretização. A prova é que é tudo uma questão de prioridades e onde colocamos o nosso foco e energia o caminho aparece.

Ponto 1 - Evitar dizer "não temos Dinheiro": Contraí empréstimo para a educação com taxa reduzida. Logo consegui inscrever-me e avançar para a Certificação.

Ponto 2 - Evitar dizer "não tempo tempo" - O problema não é a falta de tempo, mas sim como gerirmos o nosso tempo e onde colocamos o nosso foco: Eu decidi fazer a certificação e consegui gerir melhor o meu tempo disponível para o fazer. Se fiz tudo o que queria? Não. Obviamente que não. Fiz escolhas e deixei muitas coisas para fazer, porque geri prioridades e a minha prioridade era o trabalho porque é a minha ocupação principal, o meu sustento, que me paga as contas, a minha saúde, a minha energia e o estudo intensivo, porque optei pelo curso intensivo em 7 meses.

Sonhar é fácil, concretizar é mais difícil. Nada se consegue sem esforço e dedicação e o termo que quem corre por gosto não cansa, não é bem assim, pois quando lutamos por realizar os nossos objetivos maiores que um dia ousámos sonhar o cansaço vem, mas a satisfação da concretização é tão grande que compensa todo o cansaço e esforço.

Pois bem, consegui marcar o dia 25 de Janeiro de 2024 como um dos melhores dias da minha vida, o dia em que concretizei um sonho e realizei o objetivo proposto em 2023, a minha certificação como instrutora de Mindfulness e Life Coach.

Vale a pena sonhar, planear e viver o processo com as pessoas certas. 

Sozinhos vamos, mas acompanhados vamos mais longe! 

Neste caminho agradeço aos meus mentores Vera Fernandes Gomes, Ricardo Talixa Vicente, Carla Paulo, que me guiaram ao longo deste processo de Certificação.

Ainda não sou a pessoa que quero ser, só que já não sou a pessoa que fui.

Estou no caminho, no meu processo de crescimento! Um passo mais já foi dado, segue-se o próximo!


Boa Semana! E nunca  desistas de sonhar!


4 comentários:

  1. E que percurso lindo minha querida amiga 🤔🥰🌈

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata, querida Sandra, tens feito parte deste caminho sempre a incentivar :)
      Beijinhos
      Roma:*

      Eliminar
  2. Sonhar e realizar, é parte do crescimento pessoal e profissional.
    Boa sorte, Cristina!

    Boa semana...
    Beijinhos, paz e luz.

    ResponderEliminar