quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

"Dicas & Sugestões" - Congelar Gengibre


Nada como um toque de gengibre fresco para o chá, sumos e em nas preparações culinárias, mas quando comprado  fresco, a sua frescura vai-se perdendo, começando a secar.

Como é algo que compro, mas não uso diariamente, sinto a necessidade de prolongar a sua frescura e nada como recorrer à congelação.

Não têm ciência alguma, basta congelar o pedaço de gengibre inteiro, e sempre que necessário retirar e ralar na hora.

Por exemplo, este Inverno tenho usado muito nas minhas tisanas, coloco a mistura de ervas (Erva Príncipe e Centelha Asiática ou Cavalinha) e raspo um pouco de gengibre, deito tudo num bule e verto a água acabada de ferver. Deixo repousar e depois é deliciar-me com uma chávena quente bem aromática, beneficiando de todas as propriedades medicinais desta maravilhosa raiz.

Atenção que o gengibre não deve ser fervido de forma a não perder as suas propriedades, basta verter ou juntar a água a ferver e deixar repousar uns minutos.

Apesar de inúmeros benefícios para a saúde é contraindicado para quem toma anticoagulantes, porque pode aumentar o risco de hemorragias, bem como as pessoas com tensão alta e que tomam medicamentos para a controlar só devem consumir de acordo com a indicação médica, pois pode interferir com o medicamento, descontrolando a tensão arterial. Portanto, faz bem, mas nem sempre, logo há que ter sempre cuidado!

Porém, no Inverno quando o frio aperta, nada aquece mais do que uma chávena com uma bebida quente de limão, mel, gengibre e canela. Aquece e afasta qualquer constipação!

Recomendado a quem gosta deste sabor cítrico e um tanto ou quanto picante!

Gengibre congelado 


2 comentários:

  1. Excelente sugestão,...
    Passei para desejar uma excelente semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  2. Olá Mary,
    Muito obrigada pela visita e excelente semana para ti, também!
    Beijinhos
    Romã:*

    ResponderEliminar