Estamos em pleno Inverno, as manhãs frias pedem pequenos-almoços quentes e reconfortantes e nada melhor do que umas papas de aveia. Às vulgares papas de aveia decidi juntar sementes de chia e gostei do resultado.
Para reduzir a quantidade de hidratos de carbono da aveia, complemento assim com as sementes de chias que lhe dão volume, bem como enriquecem a refeição com os múltiplos benefícios de superalimento.
As sementes de chia são um excelente regulador do trânsito intestinal, altamente saciantes ajudando no controlo do peso, bem como, no controle da glucose no sangue o que é benéfico para quem sofre de diabetes tipo 2, graças ao seu elevado teor em fibras.
Grandes aliadas do sistema cardiovascular dado ao seu teor de ácidos gordos ômega-3, pois contribuem para diminuir o colesterol total, e o LDL e aumentar o colesterol HDL. Estes ácidos gordos ajudam a proteger o nosso organismo de doenças cardiovasculares.
Além de serem uma óptima fonte de ácidos gordos e fibras, são também de proteínas, cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco que juntos fortalecem o sistema imunitário.
Com tantos benefícios porque não as incluir na alimentação diária e nada melhor do que ao pequeno-almoço nas vulgares papas de aveia. Fáceis de consumir, sem qualquer problema, pois hidratam enquanto cozem junto com a aveia.
A saúde começa na boca e porque não cuidar melhor do que comemos?!
- 500 ml de bebida vegetal ou leite ( quando uso leite, é leite sem lactose e coloco metade água, metade leite)
- 60g de flocos de aveia
- 1 c. sopa de sementes de chia
- 1 c. sopa de cacau cru biológico
- Colocar os ingredientes no copo pela ordem indicada.
- Marcar 10 minutos/90ºC/ Vel.Inversa 2,5
- Servir a gosto (Gosto de servir com kiwi e nozes e uma pitada de canela)
Modo de Preparação Tradicional
- Juntar todos os ingredientes num tacho e levar ao lume mexendo sempre.
- Mexer até obter a consistência desejada.
Papas de aveia, chia e cacau com 1 kiwi w 2 nozes picadas |
Bom Apetite!
bibliografia: "Superalimentos- Refeições com mais vida", pág26 - Mafalda Rodrigues de Almeida
Sem comentários:
Enviar um comentário