Passada a primeira semana de Janeiro há que reciclar o que há no frigorífico, e um pacote de natas frescas, compradas para um doce idealizado que não se fez, foram a desculpa ideal para fazer bacalhau com natas, um dos meus pratos favoritos, que por motivos óbvios só se faz de vez em quando.
O tempo frio pede comida de conforto e este prato é daqueles que conforta a alma de tão bom que é.
Para equilibrar troco parte da batata por curgete e cenoura ralada, um truque para comer mais legumes e para o tornar um pouco "mais leve" também faço o molho com parte da água do bacalhau em vez de usar só leite. São os meus truques, por isso o chamei de meu. Com ou sem estas pequenas alterações, o bacalhau com natas é sempre uma delícia. Esta que partilho é a minha versão.Bom apetite!
400g bacalhau (usei migas de bacalhau que tenho sempre congeladas)
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite
1 cenoura grande
1 curgete
150g de batata palha frita ( de compra)
400ml de água de cozer o bacalhau
300ml de leite
50g de manteiga
50g de farinha
sal, noz-moscada, pimenta preta
Preparação:
1.Pré-aquecer o forno a 200ºC
2. Colocar o bacalhau num tacho com água para cozer. Assim que ferver, deixar cozer poucos minutos. Reservar.
3. Entretanto, numa frigideira larga ( gosto muito de usar a frigideira WOK), faço a base de cebola cortada às meias-luas, os alhos picados e a folha de louro com um fio de azeite. Deixo a cebola ficar translúcida e se começar a secar vou deitando um pouco da água de cozer o bacalhau.
3. Junto o bacalhau desfiado, a cenoura e a curgete raladas. Envolver bem cozinhando em lume brando.
Adicionar a batata-palha. Envolver. Reservar.
4. Fazer o molho. Aqui recorro sempre à Bimby, mas pode ser feito no tacho ( quem quiser ver pode seguir por aqui os passos.
No copo da Bimby, colocar a água do bacalhau, o leite, a manteiga, a farinha, sal, pimenta e noz-moscada. Marcar 7 Min/90º/Vel.4. Findo esse tempo deitar as natas e bater mais 2Min/Vel.4
Deitar 2/3 do molho no preparado do bacalhau, envolvendo bem..
Num recipiente de forno, previamente untado, deitar o preparado cremoso e espalhar. Verter o restante molho por cima e cobrir com pão ralado, ou crosta de broa e coentros, ou queijo para gratinar ( eu usei queijo para gratinar para dar uso a uma embalagem que estava aberta).
Levar ao lume até gratinar (cerca de 30 minutos, embora o tempo varie de forno para forno). Quando estiver dourado retirar e servir.
Preparado base do bacalhau com legumes |
Envolver 2/3 do molho bechamel com natas no preparado. Deitar num pirex e cobrir com o restante molho bechamel. Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno |
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário