quarta-feira, 18 de março de 2020

Em tempos de mudança...novas experiências - Tofu no Forno com Broa


De repente, 100 anos depois somos assolados por uma nova pandemia que de um dia para o outro nos muda a rotina. O tempo, esse bem, sempre escasso passou de repente a sobrar e damos por nós a fazer planos para o ocupar. 
O teletrabalho passou a fazer parte do léxico diário, evitam-se as deslocações de carro, os meios de transporte andam a meio gás e consequentemente deixa de haver filas intermináveis de trânsito, não há acidentes e até o barulho de fundo da rua muda, consegue-se finalmente ouvir o silêncio e o chilrear dos pássaros anunciando a Primavera!
As filas essas mudaram, agora é para ir ao supermercado, ao talho e à farmácia.
Mudar é preciso... 
Sendo eu uma consumidora racional em todas as escolhas que faço, na hora de planear e preparar as refeições, tenho sempre em conta o equilíbrio nutricional versus a gestão do orçamento doméstico. Assim, vou optando por variar, tendo o cuidado de incluir duas refeições semanais sem proteína animal. Não sendo vegetariana, sou uma fã incondicional da Gabriela Oliveira ( cujos livros não dispenso e onde me inspiro sempre que quero testar uma receita vegetariana). 
Esta receita que hoje partilho, foi inspirada numa receita sua, a qual adaptei à minha maneira. 
Como se costuma dizer: "Primeiro estranha-se, depois entranha-se". Assim é a minha relação com o tofu, após várias experiências, finalmente encontrei o segredo de o bem temperar e cozinhar.
Em tempos que ir às compras é um desafio, se houver tofu disponível, arrisquem. O segredo está no tempero.
Agora passo a bola a quem quiser experimentar! Bom Apetite! 

Ingredientes:
- Para 4 pessoas -

Base
200g de Tofu
3 alhos franceses
1 cebola
1/4 pimento vermelho
1 chávena de espinafres frescos
1 dente de alho
1 cenoura grande
azeite q.b.

Tempero do Tofu:
2 c. sopa de molho de soja
1 c. sopa levedura de cerveja
1 c. chá de alho em pó
2 c. chá de pimentão doce
Ervas de Provence
Mistura de 5 Bagas.

Crosta de Broa:
100g broa de milho (3 fatias grandes)
1 dente de alho
1/ 2 molho de coentros frescos
azeite q.b.

Preparação:
1. Com um ralador grosso, ralar o tofu, ou esmagar com garfo. Prefiro ralar.
Temperar o tofu e deixar marinar enquanto prepara os legumes. Se marinar de véspera fica melhor.


2. Pré-aquecer o forno a 200ºC

3. Preparar a crosta de broa com coentros. Num processador de cozinha, deitar a broa cortada em pedaços os dentes de alho e os coentros. Triturar até obter uma consistência de pão ralado grosseiramente picado.

4. Numa frigideira WOK, deitar o azeite (a tapar o fundo), os alhos franceses e a cebola em rodelas finas, o dente de alho picado. Deixar estufar os legumes no azeite, quando amolecidos, deixar o pimento em cubos, a cenoura ralada e os espinafres frescos. Envolver bem e e deixar cozinhar mais uns minutos, sacundindo a wok de vez em quando para os legumes "casarem" bem uns com os outros.


5. Por fim envolver o tofu previamente ralado e marinado. Envolver nos legumes e deixar saltear uns minutos, mexendo sempre.


6. Untar um recipiente de forno com um fio de azeite, pincelar o fundo e cobrir com o preparado de tofu com legumes. Por fim, deitar cobrir com a crosta de broa e coentros. Vai ao forno até apresentar um aspeto douradinho,




Bom Apetite!

Inspirada por: Cozinha Vegetariana de Gabriela Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário