domingo, 29 de março de 2020

Pão Rápido de Espelta e Alfarroba



Vivemos dias que nunca vivemos antes. Desde o dia 17 de Março que estou em casa, em retiro involuntário, por causa da pandemia mundial provocado por um coronavírus, chamado COVID-19.
Nunca assistimos a um contágio que se propagasse tão rapidamente, logo a forma mais eficaz de o conter é evitar o contacto social, o que implicou no isolamento da população. Alunos e professores em ensino à distância, profissionais cujo trabalho permite, em teletrabalho, empresas a trabalhar à porta fechada, lojas de bens essenciais abertas, mas com restrições de horários e entrada limitada de forma a manter as regras vigentes de saúde pública. Sem querermos todas as nossas rotinas foram alteradas e uma simples ida ao supermercado tem que ser muito bem planeada.
No fim-de-semana passado abasteci-me para 15 dias, com lista feita, ementas previamente delineadas de forma a manter o menos contacto possível com o exterior. Sou adepta do "mais vale prevenir do que remediar" e, é uma pena que nem todos tenham essa consciência, pois evitaríamos males maiores. Tem sido um período de grande adaptação a uma nova realidade, mas também de foco no essencial e de grande disciplina a nível doméstico.
Este período de maior contenção tem-me permitido fazer novas receitas e literalmente comecei a pôr a mão na massa, fazendo dois pães sem amassar. Este inspirei-me numa receita que a minha amiga virtual Fátima do " Meu Estaminé" partilhou, sendo que a adaptei à minha maneira.
Uma mistura de farinhas, espelta e alfarroba, com mistura de sementes de abóbora, girassol, nozes e sultanas, resultou num pão delicioso, que se come bem quer simples, quer com acompanhamento salgado. Partilho a receita original em que me baseei, sendo que a minha receita está assinalada ao lado a negrito.
Aqui fica a minha sugestão para quem nestes dias, precisar de pão sem sair de casa. E, já agora, aproveitem para ficar em casa e experimentem este pão, com as farinhas que tiverem, com ou sem frutos secos ou sementes, podem sempre criar, como eu, a vossa própria receita. A magia da culinária é essa mesmo, arriscar!



Ingredientes:

200 ml de leite (usei 300ml)
200 ml de iogurte natural (usei iogurte grego magro)
2 c. sopa de azeite
2 c. sopa de mel
400 ml de farinha de trigo (usei farinha de espelta integral)
200 ml de farinha de centeio integral (usei farinha de alfarroba)
1 c. chá de sal
1 c. chá de fermento em pó Royal
1 c. chá de bicarbonato de sódio
10o ml de mistura de sementes (usei uma chávena de nozes, sultanas, sementes de abóbora e girassol)

Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 180ºC
2. Forrar uma forma de bolo inglês com papel vegetal
3. Preparar duas tigelas grandes, uma para o preparado seco outra para o líquido
4. Numa tigela juntar as farinhas, a mistura de frutos secos com sementes, o sal, o fermento e o bicarbonato de sódio. Reservar.
5. Na outra tigela, deitar o leite, o iogurte, o azeite e o mel. Mexer bem.
6. Com a mão fazer um buraco no preparado seco, verter o preparado líquido e envolver de dentro para fora com uma colher de pau, até homogeneizar a massa. Se ficar muito seca, deitar mais um um pouco de leite, pois a massa deve apresentar uma consistência húmida.
7. Verter na forma, polvilhar com sementes a gosto e levar ao forno, cerca de 50 minutos. Validar ao fim de 30 minutos, pois no meu caso cozeu em menos tempo. Estava pronto ao fim de 40 minutos.
8. Desenformar e deixar arrefecer numa grelha para bolos.

( Nota: Como este pão rendeu muito, eu aproveitei e congelei metade)




Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário