sábado, 2 de fevereiro de 2019

"Sem Peso na Consciência" - Waffles de Espelta e Côco


Olá Fevereiro! Sejas bem-vindo e tragas dias de muita alegria e felicidade!
Janeiro já lá vai. Foi um mês comprido, intenso e muito preenchido. Com ele, muitos quilómetros longe de casa, em trabalho. Saí mais uma vez da minha zona de conforto e com mais uma estadia pelo Norte, ampliei conhecimentos e amadureci sentimentos. Caminhei no caminho certo, o de saber quem sou e como sou feliz!
Sair da zona de conforto, gosto! Gosto mesmo muito! Gosto de me desafiar, pois é neste tipo de desafios que damos valor ao que temos, bem  como aprendo cada dia a ver a felicidade que tenho, que construo e que faço crescer em cada dia que vivo. Sim, é possível ser cada dia mais feliz, e eu SOU!
Quando estamos fora de casa, percebemos melhor a importância das pequenas coisas que diariamente temos e que nem nos apercebemos, embora eu seja cada dia que passa mais atenta e grata ao que tenho.
Adoro mesmo aquela sensação de regressar a casa!
Adoro voltar ao conforto do meu lar, da minha cama, da minha cozinha (que saudades da minha comida e até de cozinhar), matar saudades do meu amor e das suas "resmunguices". Caramba, adoro constatar que sou tão feliz com o que tenho e principalmente com o que sou!


Depois de quatro dias fora que, para mim pareceram uma eternidade, de uma semana intensa de trabalho, acordo cedo num sábado para o desfrutar em pleno. Há planeamento das refeições da semana, compras a fazer, roupas para cuidar e fazer o que mais gosto, ir para a cozinha e preparar um pequeno-almoço, típico de fim-de-semana sendo feliz como uma criança com um brinquedo novo.


A semana passada comprei um máquina para fazer waffles e não descansei enquanto não a estreasse. Como não tive tempo no domingo passado, preparei mentalmente este momento, para que este sábado conseguisse testar a minha maquineta para fazer waffles. Confesso que nunca ousei comprar porque achava que os waffles eram uma guloseima, até que num belo dia, num dos workshops da minha querida Isabel Zibaia Rafael, autora do Blog Cinco Quartos de Laranja, promovido pelo Hipermercado Jumbo de Sintra, sobre Vida Saudável, experimentei as suas waffles de espelta e coco. Não resisti, guardei a receita e prometi a mim mesma que quando houvesse oportunidade compraria este gadget de cozinha fantástico (adoro o termo gadget de cozinha). 
Chegou o dia e nada como estrear o mês com uma nova receita, esta super saudável, de waffles com farinha de espelta e coco, sem gordura e adoçada com açúcar de coco, é simplesmente de comer e chorar por mais, sempre "sem peso na consciência". Simplesmente fácil, delicioso e saudável! 


Ingredientes:
( para 4 waffles)

60g de farinha de espelta
40g de farinha de coco
20g de acúcar de coco
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento em pó
canela em pó
2 ovos
100ml  de leite de aveia ( usei leite sem lactose)

Nota: Para untar a máquina de waffles (usar óleo em spray. Eu usei azeite em spray).

Para calda:
2 chávenas de frutos vermelhos congelados
1 colher de sopa de mel
( levar ao lume os frutos congelados com o mel e deixar cozinhar até formar uma calda apurada).

Preparação:
1. Misturar as farinhas e o açúcar numa taça
2. Bater os ovos inteiros com o leite.
3. Juntar a mistura liquida à taça com a mistura dos ingredientes secos. Mexer bem com uma vara de arames.
4. Aquecer a máquina de waffles. Colocar colheradas de massa na máquina, assim que tiver quente e fazer os waffles. (seguir as instruções da máquina para verificar a temperatura, pois normalmente tem uma luz vermelha e verde, e assim que acende a luz verde é sinal que os waffles estão prontos).
5. Esta receita rende 4 waffles.
6. Servir a gosto com iogurte grego, frutos secos, frutos vermelhos frescos ou fruta. ( No meu caso, como tinha frutos vermelhos congelados, fiz uma calda de frutos vermelhos com mel). Servi-os com iogurte grego magro coberto com a calda de frutos vermelhos.




Bom Apetite!

3 comentários:

  1. Que maravilha, até deu água na boca,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mary,
      obrigada pela tua visita :)
      Eu visito sempre o teu cantinho, agora mais pelo insta ;)
      Beijinhos
      Romã :*

      Eliminar