terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Sopa de Feijão Branco e Abóbora com Nabiças


As sopas não faltam cá em casa e têm um requisito especial, serem variadas.
Há combinações que agradam mais do que outras e, são essas as que se repetem como o  caso da sopa de feijão-branco com nabiças. 
Adoro a cremosidade dada pelo creme de feijão que combina na perfeição com a acidez da nabiça. Para variar, acrescentei 100g de abóbora e o resultado não poderia ter sido melhor: uma sopa cremosa, colorida e acima de tudo saborosa.
As sopas fazem parte de uma dieta saudável e não custam muito a fazer. Uma panela com água, legumes a gosto e deixar cozer. Depois triturar, juntar azeite e sal a gosto. Nada mais simples, prático e saudável!


Ingredientes:
( Rende 2 litros de sopa)

500g Feijão-branco cozido ( uma lata grande ou frasco de vidro)
100g de abóbora
1 cebola
2 dentes de alho
Nabiças (usei 150 g de nabiças já previamente arranjadas que se vendem em qualquer supermercado)
água ( deito até cobrir todos os legumes)
azeite
sal

Preparação:
1.Numa panela deitar o feijão-branco cozido, a abóbora cortada aos cubos, a cebola e o dente de alho grosseiramente cortados. Cobri com água e levar a cozer até ferver.

2. Quando os legumes tiverem cozido, reduzir a puré. ( Utilizo a varinha mágica, caso coza os legumes na Bimby, trituro 1 minuto na velocidade 3-5-7, gradualmente).

3. Juntar as nabiças previamente arranjadas ( eu gosto de ripar as folhas retirando os talos ), caso seja para triturar tudo, junto as folhas como vêm no saco já arranjadas). Deitar um fio de azeite ( junto 2 colheres de sopa, ou "a ollho"), tempero de sal e volto a levar ao lume. Deixo ferver cerca de 5 minutos. ( Dizem que não se deve cozer muitos os legumes, mas pessoalmente gosto mais das sopas com os legumes bem cozidos)

4. Servir bem quente. Nada como um prato de sopa a fumegar para aquecer nos dias frios de inverno.


Bom Apetite!

1 comentário:

  1. Que rica sopa!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar