terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

"Reciclar é Poupar" - Feijoada Rápida


Está frio ou não fosse inverno. Há que aproveitá-lo e, logo da minha cozinha saem tachos fumegantes, com aromas tradicionais, a lembrar a infância. 
Com a minha mãe aprendi a fazer o cozido e com o que sobrava fazia uma das minhas comidas preferidas, empadão. Assim o faço hoje nos meses frios, aproveito um dos  fins-de-semana para fazer uma refeição de Cozido à Portuguesa e penso sempre em reciclar as carnes e enchidos noutra refeição. Desta vez a feijoada foi o resultado da reciclagem do cozido de sábado." Nada se perde tudo se transforma " por aqui esse lema está sempre presente e com bons resultados.
Estamos em fevereiro e para não quebrar a tradição, há comida boa que conforta. 
Frio: Podes vir estamos bem preparados!!!

Ingredientes:
Sobras de carnes cozidas ( entrecosto, chispe, entremeada)
Sobras de enchidos cozidos (farinheira, chouriço de carne, morcela)
1 cebola média
2 dentes de alho
2 cenoura
1/2 couve coração
100 ml de azeite
1 lata pequena de tomate pelado
1 lata grande de feijão manteiga
1 c.chá de pimentão-doce)
1 folha de louro
Sal, pimenta e noz-moscada

Preparação:
Quando faço cozido à portuguesa ( só com carnes de porco), sobram sempre carnes e enchidos, aliás eu faço o cozido sempre com a intenção de fazer uma refeição de aproveitamento, tipo feijoada, ou empadão. Desde miúda que em minha casa se fazia assim e hoje faço igual. No dia do cozido, corto logo as carnes e os enchidos e reservo bem acondicionados, ou se não conseguir fazer nos dias seguintes, congelo para quando precisar. Esta receita é feita num tacho grande, pois serve bem 6 pessoas. Geralmente, como somos só dois fazemos duas refeições e o que sobra congelo.

1. Descasque e pique as cebolas e os alhos, coloque-os num tacho largo, junte o azeite e a folha de louro, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar douradinha. Adicione o tomate pelado, picado com o molho, o pimentão-doce, sal e noz-moscada, envolva e cozinhe em lume brando, durante 10 minutos.

2. Acrescente as carnes previamente cozidas e cortadas em pequenos pedaços, mexa e adicione 500 ml de água das carnes  (ou apenas água, caso não tenha guardado a água e cozer as carnes), as cenouras cortadas às rodelas e as folhas de couve coração cortadas em juliana ou ripadas ( eu gosto de ripar as folhas), mexa novamente e deixe ferver.

3. Por fim, junte o feijão manteiga cozido, misture e deixe cozinhar em lume brando até ficar bem apuradinho. Retifique o sal, tempere com pimenta e junte os enchidos cozidos e cortados às rodelas.

4. Servir com arroz branco.



Inspiração: Coznha da Mãe e Receita adaptada TeleCulinária - Best of 2017

1 comentário:

  1. Uma refeição mesmo ao agrado cá de casa,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar