"Não há fome que não dê fartura".
Esta semana fui uma sortuda pois recebi uma quantidade generosa de dióspiros "caseirinhos" que me deram muitas ideias mas, que o tempo disponível que tenho não permite que as execute todas de imediato. Assim sendo, aproveitei para congelar a polpa (próxima publicação será sobre a congelação), fiz mousse com chia e, após me deliciar em comer todas as manhãs um fruto maduro simplesmente ao natural ainda tinha meia dúzia que guardei para experimentar fazer em compota. Simples e agradável é um bom recurso para conservar dióspiros; recomendo é que seja feita com dióspiros bem maduros, porque se não tiverem o travo que deixam na língua mantém-se na compota.
Ingredientes:
600g de polpa de dióspiro ( 5 a 6)
300g de açúcar amarelo
1 laranja ( sumo e casca)
1 pau de canela
1 estrela (anis-estrelado)
Preparação:
Começar por tirar a polpa dos dióspiros, rejeitando a casca.
Deitar num tacho a polpa o açúcar, o sumo e a casca de laranja, o pau de canela e a estrela de anis. Mexer.
Levar ao lume mexendo sempre até dissolver o açúcar.
Deixar cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando.
Está pronto quando tiver a consistência de um puré. Validar o ponto do doce ( Ponto estrada), ou seja, tirar um pouco de doce para um prato e com a colher de pau, passar no meio do doce, se o doce não escorrer, e a "estrada" não fechar, significa que está no ponto, logo está pronto!)
Bom Apetite!
Nunca comi mas deve ser delicioso! Beijinhos
ResponderEliminarHoje fiz com Caqui, comprei com o objectivo de fazer doce, mas se não me despachasse a fazer.... desapareciam todos, pois adoro Caqui... hummmm ficou delicioso. Muito obrigada pela receita e pelas dicas.
ResponderEliminar