Ao sábado há sempre compras de frescos, logo na véspera é dia de vistoria para ver o que sobrou e que tem que se gastar. No meu frigorífico não faltam ovos, iogurtes naturais, bacon, queijos e legumes vários; estes são o meu recurso de frescos para uma refeição rápida quando não tenho nada preparado. Num instante faço uma salada, uma massa, uma omelete, tortilha ou uma quiche, como a que hoje partilho.
Desta vez uma embalagem de massa folhada fresca (comprada por engano) que estava quase a expirar, faz-me pensar numa quiche...abro a gaveta e dois alhos franceses solitários depressa me lembram de fazer uma fantástica combinação com bacon. De repente, olho para o frasco de mel, a terminar e ocorre-me abrilhantar esta mistura de sabores, dar um toque especial e porque não juntar mel ao bacon para o caramelizar? E não termina por aqui, eis que ao preparar o recheio e, como o alho francês era pouco resolvi acrescentar uma lata pequena de milho e cogumelos. Assim nasceu a minha quiche saborosa, resultado de uma série de ingredientes que precisava de escoar.
Nada como poupar a reciclar!
Ingredientes:
1 base de massa fresca quebrada ou folhada ( prefiro a quebrada)
125g de bacon aos pedaços
2 alhos-franceses
150g milho doce (uma lata das pequenas)
190g cogumelos (uma lata das pequenas)
4 ovos
1 c.sopa de farinha sem fermento
250g ou 2 iogurtes naturais (substituo muitas vezes por iogurte grego magro ou queijo quark)
azeite q.b.
sal, noz-moscada e 5 bagas da Margão.
1 colher de sobremesa de mel.
Preparação:
1.Retirar a embalagem de massa folhada do frigorifíco. Forrar uma tarteira com a massa ( usando o
papel vegetal que vem como base) e picar o fundo com um garfo. Pré-aquecer o forno nos 200ºC.
2. Cortar o bacon em pequenos pedaços, ou utilizar uma embalagem das que se vendem com o bacon já em pedaços. Caramelizar o bacon numa caçarola anti-aderente, sem qualquer tipo de gordura,
Quando este começar a largar a gordura e deitar o mel e mexer até ficar crocante e estaladiço. Desligar o lume e reservar.
3. Cortar em rodelas muito finas os alhos franceses ( apenas a parte branca) e saltera na wok com um fio de azeite. Quando estiverem moles, juntar o bacon caramelizado e envolver, mexendo sempre.
4. Juntar o milho e os cogumelos, envolver e deixar cozinhar uns minutos para que os sabores se envolvam.
5. Polvilhar com uma colher de sopa de farinha uma vez que os legumes largam sempre algum líquido e a farinha une, formando um preparado mais consistente.
6. Bater os 4 ovos com os iogurtes naturais com uma vara de arames. Temperar com sal, as 5 bagas da Margão ( não uso pimenta) e noz-moscada ralada na hora.
7. Envolver metade do preparado liquido no preparado de legumes e bacon e envolver.
8. Deitar na tarteira e com um garfo espalhar bem o recheio. Deitar por cima o restante preparado liquído e levar ao forno cerca de 30 a 35 minutos ( depende muito do forno). Como neste caso a massa é folhada os primeiros 10 minutos coloco a 220ºC, baixando depois para 180ºC.
9. Retirar do forno assim que esteja pronta. Deixar arrefecer antes de a servir.
Bom Apetite!
uma quiche é sempre uma ótima solução para restos e assim, ótima sugestão.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Uma Ótima ideia, vou experimentar.
ResponderEliminarObrigado
Crsitina Martins