terça-feira, 26 de abril de 2016

"Reciclar é Poupar" - Uma Espécie de Feijoada


A vantagem de ter um talho de confiança é a de ter a certeza da origem e da frescura de todo o tipo de carne que entra em minha casa. Já comparei com a carne das grandes superfícies e não tem nada a ver. Pode ser um pouco mais cara, mas o sabor é diferenciador e a qualidade também.
Na última visita ao talho comprei carne para fazer um tipo de cozido, não à portuguesa, mas à minha maneira, ou seja, eu gosto de cozer apenas chispe, entremeada e entrecosto de porco, carne de vaca, ao qual junto alguns enchidos como chouriço de carne, farinheira e morcela da Guarda, quanto aos legumes dou preferência à couve coração, batata-doce, nabo e cenoura. Como vêem não é o típico cozido, mas sim o meu cozido.
Sobram sempre carne e enchidos e confesso que faço para que tal aconteça, pois há uma segunda opção para preparar outra refeição reutilizando as carnes já cozidas. No domingo, o dia ideal para o fazer, preparo logo a carne cozida, guardando com a água da cozedura e caixas próprias para congelar, para usar a meio da semana, quando o tempo é pouco para estar na cozinha.
Desta vez sobrou chispe, entremeada, meia farinheira e meio chouriço de carne e como nada se estraga, optei pela minha espécie de feijoada, como lhe chamo, porque faço à minha maneira. 
Enfim, um prato típico para dar as despedidas ao inverno, pois o tempo primaveril parece que chegou de vez e com ele o apetite por refeições mais leves e frescas adequadas às temperaturas amenas que se começam a fazer sentir.



Ingredientes:
- Para 4 pessoas -
Sobras da carne de porco cozida ( chispe, entrecosto, entremeada)
1 cebola
2 dentes de alho
azeite q.b.
1 folha de louro
2 cenouras
2 batatas grandes
1 lata pequena de feijão ( usei encarnado, mas pode usar manteiga ou branco)
Meia couve coração
sal, pimenta q.b.
1 c. chá colorau
1 c. café de pimenta de caiena
1 c. sopa de polpa de tomate
1 golpe de vinagre ou vinho branco ( mais ou menos a olho), o equivalente a uma colher das de sopa.
500 ml de água
Chouriço ( meio) já cozido
Farinheira ( meia) já cozida

Preparação:
1. Num tacho deitar o azeite, de forma a cobrir o fundo do tacho. Deitar a cebola e o alho picado e deixar amolecer.
2 Juntar a folha de louro e a carne de porco já cozida, cortada em pedacinhos, bem como um pouco da água da cozedura. Mexer e deixar cozinhar. Entretanto, deitar uma colher das de sopa de polpa de tomate, uma colher de chá de colorau e uma de café de pimenta caiena e deitar um golpe de vinagre ou de vinho branco. Deixar cozinhar uns minutos. De seguida, juntar mais água e deixar levantar fervura.
3. Assim que levantar fervura, deitar a batata aos cubos, a couve coração ripada, e o feijão.Temperar com sal, noz-moscada e 5 Bagas da Margão.
4. Colocar o meio chouriço cortado em rodelas, a meia farinheira inteira e deixar cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos. Eu gosto de juntar a farinheira porque gosto que ela se vá desfazendo no molho, mas pode-se juntar apenas a 5 minutos do fim.



Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário