terça-feira, 27 de outubro de 2015

Salsichas de Aves Embrulhadas em Couve Coração



O alarmismo instalou-se relativamente às carnes vermelhas e charcutaria. De repente parece que comer chouriço, salsichas ou bacon é crime. 
Um hambúrguer ou bifana são pecados capitais na alimentação humana, e de agora em diante, serão banidos da mesa de todos nós. Não! Na minha mesa não serão interditos; serão moderamente consumidos, como sempre foram, fazendo parte da ementa da minha casa. Sempre comi peixe, carne, leguminosas, legumes, lacticínios e fruta, diversificando as escolhas tendo por base a minha percepção do que faz bem ou mal. Ora como peixe grelhado e legumes, como uma boa feijoada ou um rico cozido à portuguesa. Opto pelo bom senso, pelo equilíbrio. O fundamental é variar a nossa roda alimentar e a pensar em ambos os pratos da balança, fui para a cozinha e cozinhei as pecaminosas salsichas de aves, embrulhadas na saudável couve coração, estufadas num molho bem mediterrânico, abundante de cebola, tomate e alho. Uma refeição saborosa, económica, equilibrada  e acima de tudo, sem qualquer peso na (minha) consciência!

Ingredientes
4 salsichas de aves ou um frasco de salsichas de aves.
1 couve coração pequena ou 8 a 10 folhas de couve coração ( prefiro esta à couve lombarda)
1 cebola média
2 dentes de alho
2  a 3 tomates ( se não tiver fresco usar congelado ou em lata)
azeite
sal
pimenta
noz-moscada 
1 folha de louro
Hortelã (facultativo)

Preparar os embrulhos: Enrolar cada salsicha numa folha de couve coração

Preparado da base, com tomate, cebola e alho estufado em azeite

Dispor os embrulhos de salsicha na couve coração, no tacho. Tapar e cozinhar em lume brando

Preparação:
1. Arranjar as folhas de couve coração, com uma faca soltar folha a folha do caule e cortar a parte grossa do centro de cada folha. Numa panela, levar água a ferver e assim que esteja a borbulhar, branquear as folhas de couve ( deitar as folhas uma a uma na água e retirar de imediato e passar por água fria). Este processo permite amolecer a folha de couve.
2. Dispor duas folhas e sobre estas colocar uma salsicha. Formar um embrulho e segurar cada um com palitos. Reservar.
3.Num tacho, deitar o azeite, a cebola e os alhos picados. Levar ao lume e deixar cozinhar até a cebola ficar translúcida. Juntar o tomate picado, e a folha de louro, temperar de sal, pimenta e noz-moscada. e mexer deixando cozinhar uns minutos até o tomate amolecer. ( Se tiver hortelã em casa, coloco umas folhas, pois gosto muito do aroma desta erva aromática no molho de tomate).
4. Dispor as salsichas embrulhadas. Rectificar os temperos e deitar um pouco da água. Tapar e deixar cozer em lume brando cerca de 15 minutos, até a couve estar cozinhada.
5. Acompanhar a gosto. Gosto de comer simples ou acompanhadas de arroz branco.

Resultado Final 


Bom Apetite!

6 comentários:

  1. Hoje, come esta chuva, sabia-me mesmo bem essa refeição! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Romã!!
    Simplesmente me irrita tudo que é levado aos extremos...tudo com moderação traz benefícios e alegria para nossa vida!!
    Você está mais do que certa...e esta dica me deixou com água na boca!
    Beijos e lindo dia pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da receita, tenho de experimentar. Também concordo contigo, desde que tenhamos atenção ás quantidades e forma como cozinhamos, tudo se pode comer. Se assim não fosse, tínhamos de passar fome já que estão sempre a vir com uma nova proibição cada dia que passa.
    Convido-te a fazer-me uma visita em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  4. Na realidade, tudo têm de ser consumido com moderação, até os produtos ditos saudáveis...eu salsicha de lata, já gostei mais, mas frescas gosto muito...e de vez em quando sabe mesmo bem! E este prato é tão reconfortante que não importa se faz bem ou mal! Comer o que gostamos também faz bem! :)

    ResponderEliminar
  5. Eu acredito que tudo o que faz bem à Alma faz bem ao coração com amor e moderação nada faz mal só faz bem :D Bela comidinha a tua eu adoro!

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar