domingo, 8 de fevereiro de 2015

"Reciclar é Poupar" - Bolo de Claras e Arandos



Quando sobram claras, penso logo em lhes dar um fim digno, ou fazer um empadão fofinho de aproveitamentos ou fazer um doce, preferencialmente um bolo seco que sabe sempre bem ter em casa. Haja imaginação e há sempre uma solução bem sucedida.


De facto, foi uma grande reciclagem: às claras juntaram-se o resto de uma embalagem de iogurte grego e de uns arandos que apelavam para serem usados, pois o frasco estava quase no fim, a pedir  uma nova remessa. Fico feliz quando reuno poucos ingredientes que sozinhos pouco ou nada fariam, mas que brilham juntos, resultando num delicioso e bonito bolo.

Com os ingredientes na mesa, a receita foi-se compondo e, com a ajuda da Bimby, não poderia melhor ajudante nesta tarefa, o bolo foi ganhando forma.

Fica a minha "invenção", para quem se quiser aventurar a experimentar, quem sabe quando as claras sobrarem e não souberem o que lhes fazer.

Ingredientes:
6 claras (200g de claras)
1 ovo inteiro
180g de açúcar
1 pitada de sal
100g de óleo vegetal
100g de iogurte natural (grego)
100g de farinha de trigo com fermento (Gosto de usar a Branca de Neve)
100g de amido de milho (Farinha Maizena)
1 colher (chá) de fermento em pó ( uso sempre da Royal)
100g de arandos secos ou desidratados
raspa de limão e laranja

Preparação:

1. Pré-aquecer o forno a 200º
2. Untar uma forma de buraco, polvilhar com farinha ou pão ralado e reservar.
3. Numa taça, juntar as farinhas, o fermento e os arandos e envolver bem, de forma a os arandos, ficarem completamente "enfarinhados". Aromatizar com a raspa de limão e laranja ( a gosto).
4. No copo da Bimby, com a "borboleta" colocada, deitar as claras, a pitada de sal, o ovo e o açúcar. Bater 7 Min/37º/Vel.4.
5. Retirar a borboleta e juntar o óleo e o iogurte. Bater 10 Seg./ Vel.4
6. Adicionar a mistura da farinha com os arandos. Bater 7 Seg./ Vel.3
7. Deitar de imediato na forma, previamente untada e levar ao forno, a 200º, cerca de 25 a 30 minutos. Fazer sempre o teste do palito, pois está pronto, quando ao espetar o  palito no meio do bolo, ele sai seco.

Nota final: Apesar de ter utilizado o truque de envolver os arandos na farinha, após a cozedura acabaram por ficar todos concentrados na base do bolo, conforme se pode ver pelas fotos. Fora esse pormenor, o bolo ficou delicioso e os arandos deram um toque extra, quer em textura quer em sabor, a um simples bolo, o que me deixou agradavelmente surpreendida.




Bom Apetite!

Nota:Uma ressalva importante que quero deixar bem claro, quando menciono as marcas dos produtos que utilizo, são porque as utilizo sempre e não por qualquer acção publicitária. Eu menciono as marcas porque gosto, pelos resultados obtidos e não porque me pagam para isso ( em dinheiro ou géneros ;)
A diferença das receitas resulta exactamente pela qualidade dos ingredientes e sei que muitas vezes, por exemplo a própria farinha faz a diferença. Após vários bolos feitos, constatei que não há melhor farinha ( para mim, claro) que a Branca de Neve. Na minha despensa, não falta a tradicional Farinha Maizena e o Fermento Royal. Independemente do preço, são as sempre minhas escolhas para os meus bolos.

5 comentários:

  1. Lindo, e eu gosto tanto de bolinhos com claras, adoro a textura, ficou lindo e bem guloso.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do aspecto interior do teu bolo, que apetitoso!

    ResponderEliminar
  3. Que bolinho fantástico! <3

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook



    ResponderEliminar
  4. Este bolinho num domingo á tarde a beber um cházinho....não se pode querer mais nada, maravilhoso.

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de bolos de claras, pois ficam bem fofinhos e leves. Este com os arandos deve ficar bem guloso.
    Bjs

    ResponderEliminar