![]() |
Chuchu ou Pimpinela ou Caiota |
De fácil digestão, rico em fibras, potássio, Vitamina A e C e com baixo valor calórico, ideal para quem pretende perder ou manter o peso, o chuchu, mais conhecido na Madeira como Pimpinela ou nos Açores como Caiota ou Caioca, é um fruto que consta habitualmente da minha lista de compras.
Utilizo-o frequentemente em sopas como substituto da batata, pois nunca me aventurei por outras formas de confecção, até ao dia em que uma quantidade generosa deles me foi ofertada. Para fazer face a tanto chuchu, fui em busca de receitas para variar a ementa, sem ter como destino único, as sopas. Nessa aventura em busca de uma receita diferente , encontrei no "Pecado da Gula" , a inspiração para o empadão que aqui apresento.
Fiz uma ligeira adaptação, que me surpreendeu pela positiva. Uma excelente alternativa ao vulgar empadão com puré de batata.
![]() |
Chuchu depois de descascado e limpo |
Ingredientes:
Puré
4 chuchus/pimpinelas/ caiotas grandes
2 colheres de margarina
4 colheres de sopa de Farinha
50 g de queijo ralado
1/2 chávena de chá de leite
sal, pimenta e noz-moscada
1 colher de chá de fermento em pó
3 ovos ( só as claras, sendo as gemas aproveitadas no recheio)
Recheio:
500g de carne picada
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 folha de louro
1 colher de chá de pimentão-doce
sal, pimenta e noz-moscada
Preparação:
Arranjar os chuchus e levá-los a cozer até ficarem macios. Escorrer e amassá-los (utilizei um esmagador de batata para o efeito). Deixar arrefecer para continuar com o puré.
Entretanto preparar o recheio. Num tacho, deitar a cebola e o alho picados com o azeite e levar ao lume.
Quando a cebola estalar deitar a carne, a folha de louro e mexer. Temperar com sal, pimenta ( eu utilizo as 5 Bagas da Margão), noz-moscada e o pimentão-doce. Deixar cozinhar em lume brando.
Quando pronto e com o lume apagado, juntar as gemas de ovo batidas, a salsa picada e envolver. O recheio está pronto.
Bater as claras em castelo e reservar.
Derreter a margarina no leite quente, onde se junta a farinha. Bater tudo, de forma a ficar um creme que se adiciona de seguida aos chuchus. Temperar com sal. pimenta e noz-moscada.
Por fim envolver o queijo ralado, as claras batidas em castelo e o fermento em pó.
Num recipiente refractário, previamente untado com manteiga e polvilhado com pão ralado ou farinha, deitar metade do puré, o recheio e finalizar com o restante puré. Polvilhar com queijo ralado (opcional) e levar ao forno previamente aquecido a 180º, durante 25 a 30 minutos.
Acompanhar com uma salada a gosto.
Bom Apetite!