sábado, 15 de fevereiro de 2014

Salsichas Frescas com Couve à Moda da Minha Mãe


Tenho referido muitas vezes que se hoje cozinho e gosto de cozinhar, à minha mãe devo. 
Se há pessoa no mundo que cozinha bem, é a minha mãe. Não há receita que ela faça que eu não goste, até a comida sem sal, que ela, por motivos de saúde, é obrigada a fazer, mas sempre com muito sabor. 
Com  ela aprendi a cozinhar saudável, recorrendo a pouca gordura e muitas ervas aromáticas. Com ela aprendi a gostar de legumes e peixe.Com ela aprendi a poupar e a fazer bons cozinhados, com pouco dinheiro. Com ela aprendi do pouco fazer muito. Com ela aprendi tudo o que sou hoje. A minha mãe é a melhor mãe do mundo, porque sempre me ensinou a viver com o lado bom e mau da vida.
E por falar na vida, cada vez mais somos obrigados a gerir orçamentos apertados, sem comprometer as refeições que se colocam diariamente na mesa. Todos os dias damos voltas à imaginação a pensar em refeições mais económicas. Hoje fica a sugestão de umas salsichas frescas com couve coração. Não as tradicionais enroladas na couve lombarda, mas sim, estufadas com uma couve (para mim, mais saudável), a chamada coração de boi, ou só coração.


Esta receita é à moda da minha mãe, porque é assim que ela sempre fez as salsichas frescas com couve e por isso, deixo uma sugestão para variar sem gastar muito dinheiro.

Ingredientes:
(Para 4 pessoas)

8 Salsichas Frescas
1 cebola
2 dentes de alho
4 a 5 tomates
1 couve coração pequena 
1 dl azeite
0,5 dl de vinho branco
1 folha de louro
1 colher (sopa) de polpa de tomate
sal, pimenta (uso as 5 Bagas da Margão), noz-moscada q.b.
água

Num tacho deitar o azeite, a cebola e os dentes de alho picados. Deixar refogar sem queimar, até a cebola ficar translúcida.
Juntar as salsichas frescas, envolver na cebola e deixar tomar cor.
Juntar o tomate picadinho, a polpa de tomate dissolvida no vinho branco com um pouco de água e a folha de louro.
Tapar e deixar cozinhar durante 10 minutos, ao fim desse tempo, o molho começa a ficar mais espesso.
Entrentanto, arranjar a couve.
Juntar água às salsichas, até as cobrir ( mais ou menos 2 dl), assim que começar a ferver adicionar a couve.
Temperar a gosto. Assim que as couves estiverem cozidas, mais ou menos, 10 a 12 minutos, apagar o lume.
Servir com arroz branco, ou com puré de batata.


Bom Apetite!

12 comentários:

  1. Está tão apetecivvel.

    Bjs,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  2. Nem me lembro da ultima vez que comi... gosto tanto mas cá em casa sou a única... bjs

    ResponderEliminar
  3. Visite, acho que vai gostar http://www.ateliernojardim.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. ai que bom aspecto e com essa cala toda ainda se torna mais apetecível que delicia.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Entendo-te muito bem!
    E fiquei cheia de fome a ver estas salsichas tão apetitosas!

    ResponderEliminar
  6. RAquel, Sandra, Kika, Atelier no Jardim e Papinhas dos Babinhos
    Muito obrigada pelos vossos comentários :)
    Romã :*

    ResponderEliminar
  7. Juntei cenoura as rodelas

    ResponderEliminar
  8. Desta vez, adicionei uma latinha de feijão para dar um cheirinho de feijoada. Muito simples e saboroso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que rica ideia, terei que experimentar :)
      Obrigada pelo comentário.
      Romã:*

      Eliminar
  9. Eu junto um pouco de bacon,fica muito saboroso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá e obrigada pela sugestão. Sim, sem dúvida o bacon dá sempre um gosto especial :)
      Romã:*

      Eliminar