sexta-feira, 14 de maio de 2010

Quiche de Espinafres Bacon e Cogumelos com Iogurte


Quiches, são para mim uma bela solução para refeições ligeiras, quentes ou frias, simples ou acompanhada de uma sopa ou salada.

Opto por substituir as natas por iogurte natural ou creme de soja ( chamo-lhe mesmo natas de soja), que resulta numa combinação mais saudável, menos calórica que permite degustar sem qualquer remorso.


As quiches saídas da minha cozinha são sempre fruto do momento, do que tenho no frigorífico e resultam sempre bem. Esta por exemplo, surgiu para aproveitar um pacote de cubinhos de bacon que estava quase a terminar o prazo. Podia fazer uma carbonara, mas tinha que que fazer algo com legumes verdes e zás...
de repente abro o congelador e vejo um pacote de folhas de espinafres congelados. Boa ideia, que tal fazer uma quiche de espinafres com bacon? Mas como o bacon não era muito, juntei mais uma embalagem pequena de cogumelos laminados. Et voilá ... Uma quiche excelente, nutritiva e muito pouco calórica.

Ingredientes:
1 embalagem de Massa Quebrada
400g de Espinafres
125g de Bacon aos cubinhos
100 g de Cogumelos laminados ( utilizei uma latinha pequena das de conserva)
1 colher sopa de Azeite
3 ovos
2 iogurtes naturais
Pimenta ( uso as 5 bagas da Margão), Sal, Noz-Moscada q.b.
Queijo Ralado ( Utilizei uma embalagem pequena de Queijo Emmental )

Preparação:

Forrar a forma com a massa quebrada ( como usei uma forma de silicone, não foi preciso usar o papel vegetal, podendo colocar directamente a massa na forma).

Pré-aquecer o forno a 180º .

Levar os espinafres a saltear numa frigideira com o azeite ( como eram congelados, deixei descongelar, mexendo e envolvendo no azeite). Em alternativa, podemos levar ao micro-ondas num recipiente próprio durante, mais ou menos, 2 minutos para descongelarem e juntar à mistura do bacon e cogumelos.

Numa frigideira anti-aderente, sem qualquer gordura, saltear o bacon e adicionar os cogumelos envolvendo em lume brando. Juntar depois os espinafres salteados à mistura e reservar.

Num recipiente ou copo misturador, bater os ovos com os iogurtes. Temperar com a noz-moscada, 5 Bagas e o sal ( apenas uma pitadinha porque o bacon e o queijo já têm sal ). Envolver metade deste preparado na mistura dos espinafres, bacon e cogumelos.

Deitar a mistura na forma já forrada com a massa e deitar o restante preparado e polvilhar com o queijo ralado.

Levar ao forno durante 35 minutos, a 180º. ( Deve-se vigiar, porque o tempo varia de forno para forno). Está pronta quando a superfície estiver dourada e a massa resistir ao toque, isto é, estar mais rijinha).



No caso de utilizar a forma de silicone, deverá deixar arrefecer para não partir.


Para desenformar, basta desenrolar a forma como se estivesse a "descascar" a quiche ( ver foto).



 Bom Apetite!

Imprimir Receita

9 comentários:

  1. Uma rica ideia! Adoro. Em Portugal ainda não há muito a tradição da quiche.São 5h30 da manhã e as fotos estão a dar-me fome. Quich'to parece estar bom, parece.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. K aspecto bom :)... Sai uma refeição diferente e levezinha...
    beijo

    ResponderEliminar
  3. Adoro quiches e ficou com óptimo aspecto e os ingredientes são perfeitos!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Olá Romã!
    Descobri que temos em comum o mesmo Blogue na lista de favoritos, é o do desenhador João Amaral, colega de artes de Luís Diferr, colaborador do meu Blogue e de quem acabas de comentar o livro.
    Isto... o mundo é mesmo pequeno!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Ficou excelente, e os ingredientes acho que combinam muito bem.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Olá Sara,
      espero que gostes, depois partilha o resultado, pode ser ;)?
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Obrigada amiga pela receita gosto imenso de quiche. Vamos ver se dá para fazer....Bj. Maria Fernanda Pinto Estas formas dão para fornos elétricos com energia por cima e por baixo? Não queimam?

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria Fernanda,
    Cá por casa também gostamos e faço com frequência.
    Eu nunca as usei em fornos eléctricos...logo não sei responder, convém validar junto de uma revendedora Tupperware, se conhecer ou até ver na net, na página da Tupperware.
    Bjs

    ResponderEliminar