Na última ida ao talho trouxe uma asa de perú para cozer e desfiar com propósito de fazer uma tarte de perú e alho francês, no entanto uma quantidade de arroz basmati de cenoura de sobra fez-me pensar em lhe dar uma nova roupagem e transformar num empadão de arroz com o perú que tinha comprado.
Cozi a asa com a rama do alho francês, pés de salsa ( que tenho sempre congelados), uma cenoura e um pedaço de gengibre. Depois de cozida desfiei e preparei o recheio.
Feito o recheio foi apenas levar ao forno num pirex untado com azeite, dividir o arroz e no meio colocar o preparado. Pincelar com ovo e deixar tostar.
Uma refeição para quatro, ou melhor aqui em casa foi para dois, mas serviu duas vezes.
Em tempos onde ir às compras é cada vez mais desafiante pelo aumento de preços, podemos olhar para algumas peças como as asas de perú, que nos supermercados se vendem em embalagens, designadas como perninhas de perú e fazer algumas refeições económicas. Além de ser mais económico também ser mais saudável pois podemos enriquecer a refeição com menos carne e mais legumes.
Cozidas e desfiadas podem ser aproveitadas para tartes, recheios de empadão, ou até assadas no forno. Desta vez resultou num empadão, que ficou bem apetitoso e sempre deu para aproveitar arroz que sobrou de outra refeição.
Desperdício Zero ou reciclar é poupar, cada vez mais uma necessidade para gerir melhor o orçamento doméstico, bem como, comer mais legumes. Da próxima vez que for às compras de certeza que terá outro olhar para as perninhas de perú.
Ingredientes:
Para 2 pessoas
- 1 Asa de Perú ou Perninha de Perú previamente cozida ( em água com a rama verde do alho francês, pés da salsa, 1 cenoura, 1 rodela de gengibre). Guardar caldo para incorporar no preparado.
- 1 alhos franceses pequenos ou 1 grande
- 2 Cenouras
- Azeite q.b.
- 50 ml de vinho branco
- Arroz cozido ( usei sobra de arroz basmati de cenoura). Se cozer arroz. 1 chávena de arroz ( 330ml) para 2 de água.
- 1 ovo
- Salsa q.b.
1) começar por cozer a asa de perú ou a perninha de perú num tacho com água, sal, rama verde do alho francês, pés da salsa, 1 cenoura, 1 rodela de gengibre). Guardar o caldo para incorporar no preparado.
2) Depois de cozida desfiar e reservar. (se quiser pode congelar desfiada com caldo para vezes futuras, recomendo comprar mais cozer de uma vez e congelar)
3) Num frigideira larga deitar um fio de azeite e saltear o alho francês, cortado em rodelas, ralar uma cenoura e esmagar a cenoura cozida e juntar ambas ao preparado. Deitar saltear.
4) Temperar com sal, pimenta 5 bagas, noz-moscada. Juntar o perú desfiado e regando com o caldo para não secar. Mexer para envolver a carne no preparado. Deixar cozinhar uns 5 minutos. Ir deitando o caldo sempre que o preparado começar a secar.
5) Juntar o vinho branco e deixar evaporar o álcool. Ir mexendo, para os sabores se envolverem.
6) Desligar o lume e polvilhar com a salsa fresca picada
7) Untar um pirex médio ou recipiente de levar ao forno, colocar metade do arroz a forrar o pirex, dispor o recheio da carne e alho francês no meio e cobrir com o restante arroz.
8) Pincelar com o ovo batido e levar ao forno a 200ºC até tostar ( atenção ao tempo e temperatura, pois o meu forno é a gás e para ficar bem tostado demora quase 30 minutos, o que em fornos elétricos é bem mais rápido).
Acompanhar com legumes ou salada a gosto.
Sem comentários:
Enviar um comentário