terça-feira, 18 de março de 2025

"Apenas 30 minutos" - Tortilha de Cogumelos e Pimentos no Forno




Colorir e diversificar as refeições para uma alimentação mais equilibrada é um dos meus motes na cozinha.

Compro todas as semanas cogumelos frescos vindos de Vila Real. Tenho a sorte de ter perto uma loja gerida por duas jovens irmãs que nos fazem chegar os legumes bem frescos do Oeste, Citrinos do Algarve, cogumelos e quivis de Trás-os-Montes, Maçãs de Alcobaça, para não falar nos queijos de cabra do Alentejo e no pão em forno de lenha. Uma verdadeira pérola que encontrei para fazer as minhas compras de frescos, que agradeço todos os dias, pois hoje em dia ter qualidade e frescura assim num espaço com qualidade e cuidado é mesmo uma raridade.

Aos cogumelos fresquinhos, juntaram-se uma cebola, umas tiras de pimento vermelho, uma mão cheia de batata frita palha (aqui o menos saudável, mas prático sem dúvida) e para elevar esta singela receita, nada melhor do que os ovos caseiros oferta da D. Carolina.

Simples, colorida e prática tortilha para aqueles dias que não nos apetece cozinhar e que num instante nos coloca uma refeição pronta a comer enquanto "o diabo esfrega um olho".

Quem disse que comer vegetais é aborrecido?




Ingredientes:
300g de cogumelos frescos
Meio pimento vermelho
1 cebola
150g de batata palha 
1 folha de louro
2 c. sopa de azeite
4 ovos
Sal, pimenta preta q.b.
1 c. chá açafrão das índias ou curcuma 
1 c. chá de fermento em pó



Preparação:
  • Começar por pré-aquecer o forno a 200ºC e untar uma tarteira ou recipiente de forno com um fio de azeite.
  • Laminar os cogumelos e fatiar o pimento vermelho
  •  Numa frigideira larga deitar o azeite e deitar os cogumelos, de seguida a cebola em meias-luas finas e as tiras do pimento vermelho. Deixar saltear
  • Temperar com sal, pimenta preta e a curcuma. Envolver e deixar cozinhar até amolecer os legumes. Adicionar a batata palha e envolver no preparado.
  • Entretanto bater os ovos com um pouco de água ou de leite, de modo a ficarem mais diluído. Misturar o fermento em pó nos ovos batidos.
  • Espalhar a mistura na tarteira e verter sobre a mesma os ovos batidos e levar ao forno cerca de 25 minutos. Verificar ao fim desse tempo se já está no ponto, se não tiver deixar ficar mais 5 minutos.
  • Deve ficar com os ovos cozinhados sem deixar secar muito. 
  • Acompanhar com legumes salteados ou salada a gosto.
Nota: Come-se bem fria, pelo que é uma receita excelente para as marmitas (quem leva almoço para o escritório), para levar para piqueniques e no tempo da praia é daquelas sugestões que opto quando quero levar comida. 
Versátil pois podemos fazer para aproveitar sobras de frango assado, substituir a batata palha por sobras de batata frita, ou cozida. A imaginação dita o que  fazer com os ingredientes que gostamos mais sem desperdiçar. A receita ideal para aproveitamentos.




Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário