Em tempos cada vez mais sombrios onde a escuridão se adensa, celebrar a Luz da Vida é celebrar a Esperança num Mundo melhor, onde o Amor tem lugar.
Votos de uma Santa e Feliz Páscoa!
Em tempos cada vez mais sombrios onde a escuridão se adensa, celebrar a Luz da Vida é celebrar a Esperança num Mundo melhor, onde o Amor tem lugar.
Votos de uma Santa e Feliz Páscoa!
Páscoa é tempo de celebração. E porque não celebrar e oferecer um pequeno miminho doce como forma de agradecimento.
Gosto de fazer para dar, pois sei que em tudo o que faço emprego uma quantidade enorme de amor, o ingrediente mais importante em qualquer receita. É uma forma de expressar a minha gratidão a quem ofereço.
Nunca se esqueçam que as receitas podem ser replicadas mas o resultado nunca é igual, porque cada um dá o seu ingrediente mais especial, e quantidade essa é sempre segredo, não pode ser dada em qualquer receita que se dê, pois cada um de nós é único. O amor com que é feito não tem medida.
Desta vez decidi dar o meu toque pessoal à receita das bolinhas energéticas e adaptar para estes bombons caseiros. A receita das amêndoas fiz tal e qual a receita que tirei do Mundo Bimby, apenas adaptei à TM 6, ou seja, onde se lê varoma ( mudei para 120ºC).
Bombons: Versão Amêndoa
1. Hidratar as frutas desitratadas em água, enquanto os frutos secos tostam e arrefecem
2. Tostar as amêndoas no forno, a 180ºC, cerca de 15 minutos
3. Depois de tostadas deixar arrefecer
4. Escoar as frutas e reservar
5. Quando os frutos secos estiverem frios, deitar no copo da Bimby, juntar as frutas desidratadas, a pitada de sal, o cacau e a raspa de laranja
6. Triturar 25 seg/ Vel.10
7. Moldar as bolinhas com a ajuda de uma colher de chá. Gosto de as fazer do tamanho de nozes.
8. Deixar no frio umas horas e depois embalar a gosto para oferecer.
1. Hidratar as frutas desitratadas em água, enquanto os frutos secos tostam e arrefecem
2. Tostar as amêndoas no forno, a 180ºC, cerca de 15 minutos
3. Depois de tostadas deixar arrefecer
4. Escoar as frutas e reservar
5. Quando os frutos secos estiverem frios, deitar no copo da Bimby, juntar as frutas desidratadas, a pitada de sal, o cacau e a raspa de laranja
6. Triturar 25 seg/ Vel.10
7. Moldar as bolinhas com a ajuda de uma colher de chá. Gosto de as fazer do tamanho de nozes.
8. Deixar no frio umas horas e depois embalar a gosto para oferecer.
9. Envolvi algumas com a cobertura que ficou no tabuleiro das amêndoas.
Nota: Na Bimby não convém fazer muita quantidade, eu não gosto de ultrapassar os 200g de cada vez para um melhor resultado.
![]() |
Pôr-do-Sol num dia de Primavera |
Chegar aos 50 e depois?
Como sobreviver a uma fase inevitável que todas as mulheres passam?
Conhecer e aprender mais, para surfar a onda em vez de afundar no mar da tristeza e depressão de tantas alterações que impactam no corpo e mente, foi a minha opção. Quem me conhece sabe que gosto de aprofundar o conhecimento e colocar em prática.
Com o aproximar dos 50 senti a necessidade de saber como me preparar para a grande transformação que todas as mulheres sofrem e, sem excepção, passam esta barreira.
Há quem passe antes ou depois, mas é sem dúvida uma inevitabilidade, como cada dia, em que o sol nasce e se põe, marcando a passagem do tempo.
![]() |
Nascer do Sol num dia de Primavera |
Há sempre uma escolha, passar e sofrer ou abraçar esta fase e cuidar melhor de nós, para reduzir os sintomas e viver com mais qualidade de vida .
Eu escolhi aceitar a mudança com serenidade e comecei a preparar-me aos 49 anos, procurei e encontrei as profissionais que me estão a preparar para surfar a onda da Menopausa, aprender a surfar para não afundar. Importante esclarecer que antes da Menopausa há a fase anterior que pode demorar 10 anos , uma fase de transição que é a Perimenopausa. Oficialmente, só é clinicamente diagnosticada a Menopausa quando decorre um ano após a última menstruação. Todavia, os sintomas começam a dar sinais, e nada como estar atenta para cuidar ainda mais de mim.
As alterações hormonais são muitas e oscilam com picos que impactam no nosso dia-a-dia. Segundo a minha ginecologista que me tranquilizou com a sua boa disposição: “ Cristina, é uma fase tipo a que passamos na adolescência, depois passa”. Sim, de facto são muitas mudanças, e espero mesmo que passem, pois ainda viajando pela Perimenopausa e já as sinto aproximar.
O corpo muda, o peito descai, os humores variam, o peso fácil de ganhar e difícil de perder, as articulações que começam a dar sinais e o pior de tudo é quando o “Fog” aparece; como costumo dizer há o cérebro de grávida e cheguei à conclusão que há o cérebro da Menopausa. Um pequeno transtorno para quem como eu, tem as datas todas na cabeça sem precisar de agenda, passou a ter que anotar tudo.
Em suma, é a vida a acontecer e ou aceitamos com serenidade ou vivemos o pesadelo da mudança e deixamos de viver a vida com alegria desfrutando do melhor que nos pode dar que é viver cada dia com o que ele nos traz. A escolha dependerá sempre de nós!
Há solução? Sim, há.
Por exemplo, dar mais atenção ao cuidado do corpo e da mente, daí ter criado esta rubrica MenoPausaMente em parceria com a minha Nutricionista Dra. Rafaela Teixeira ( https://www.instagram.com/rafaelateixeira_nutri/) da Equipa da MRA Nutrição Funcional ( https://www.instagram.com/mranutricaofuncional/), onde irei falar da minha experiência e de como um acompanhamento especializado e personalizado nos ajuda a tornar esta fase da vida da mulher com mais leveza e alegria de viver. Da minha parte, complementarei com o Mindfulness, em como pode ser uma excelente ferramenta no cuidado da mente.
Serão 12 publicações quinzenais onde abordaremos a importância da alimentação saudável e do cuidado da mente. Cada publicação terá uma receita, dica ou sugestão.
A viagem começou!
![]() |
Dra Rafaela Teixeira da Equipa MRA - Nutrição Funcional |
Artigo escrito em parceria com a MRA - Nutrição Funcional
https://www.instagram.com/mranutricaofuncional/)
Acompanhamento, Supervisão técnica e científica da Nutricionista Dra Rafaela Teixeira
https://www.instagram.com/rafaelateixeira_nutri
Na última ida ao talho trouxe uma asa de perú para cozer e desfiar com propósito de fazer uma tarte de perú e alho francês, no entanto uma quantidade de arroz basmati de cenoura de sobra fez-me pensar em lhe dar uma nova roupagem e transformar num empadão de arroz com o perú que tinha comprado.
Cozi a asa com a rama do alho francês, pés de salsa ( que tenho sempre congelados), uma cenoura e um pedaço de gengibre. Depois de cozida desfiei e preparei o recheio.
Feito o recheio foi apenas levar ao forno num pirex untado com azeite, dividir o arroz e no meio colocar o preparado. Pincelar com ovo e deixar tostar.
Uma refeição para quatro, ou melhor aqui em casa foi para dois, mas serviu duas vezes.
Em tempos onde ir às compras é cada vez mais desafiante pelo aumento de preços, podemos olhar para algumas peças como as asas de perú, que nos supermercados se vendem em embalagens, designadas como perninhas de perú e fazer algumas refeições económicas. Além de ser mais económico também ser mais saudável pois podemos enriquecer a refeição com menos carne e mais legumes.
Cozidas e desfiadas podem ser aproveitadas para tartes, recheios de empadão, ou até assadas no forno. Desta vez resultou num empadão, que ficou bem apetitoso e sempre deu para aproveitar arroz que sobrou de outra refeição.
Desperdício Zero ou reciclar é poupar, cada vez mais uma necessidade para gerir melhor o orçamento doméstico, bem como, comer mais legumes. Da próxima vez que for às compras de certeza que terá outro olhar para as perninhas de perú.
Ingredientes:
Para 2 pessoas
1) começar por cozer a asa de perú ou a perninha de perú num tacho com água, sal, rama verde do alho francês, pés da salsa, 1 cenoura, 1 rodela de gengibre). Guardar o caldo para incorporar no preparado.
2) Depois de cozida desfiar e reservar. (se quiser pode congelar desfiada com caldo para vezes futuras, recomendo comprar mais cozer de uma vez e congelar)
3) Num frigideira larga deitar um fio de azeite e saltear o alho francês, cortado em rodelas, ralar uma cenoura e esmagar a cenoura cozida e juntar ambas ao preparado. Deitar saltear.
4) Temperar com sal, pimenta 5 bagas, noz-moscada. Juntar o perú desfiado e regando com o caldo para não secar. Mexer para envolver a carne no preparado. Deixar cozinhar uns 5 minutos. Ir deitando o caldo sempre que o preparado começar a secar.
5) Juntar o vinho branco e deixar evaporar o álcool. Ir mexendo, para os sabores se envolverem.
6) Desligar o lume e polvilhar com a salsa fresca picada
7) Untar um pirex médio ou recipiente de levar ao forno, colocar metade do arroz a forrar o pirex, dispor o recheio da carne e alho francês no meio e cobrir com o restante arroz.
8) Pincelar com o ovo batido e levar ao forno a 200ºC até tostar ( atenção ao tempo e temperatura, pois o meu forno é a gás e para ficar bem tostado demora quase 30 minutos, o que em fornos elétricos é bem mais rápido).
Acompanhar com legumes ou salada a gosto.
Não resisto quando vejo receitas com vegetais que tenho logo que as testar.
A inspiração destas beringelas chegou do outro lado do mundo, graças a uma partilha na Rede Social Instagram de uma avó italiana que vive na Austrália. Como fã que sou de comida italiana, vejo as suas publicações e no dia que partilhou esta receita, tendo em casa todos os ingredientes, lá fui para a cozinha por as mãos na massa.
Fiz algumas alterações ao meu gosto, pois substituí o pão ralado por sêmola de milho, que temperei com paprika fumada e alho em pó. O queijo usei o Grana Padano, o que tenho para ralar. O resultado foi aprovado com sucesso por quem não é apreciador de beringela (confesso que também não sou muito fã, mas procuro sempre diversificar o seu consumo).
Sendo este blogue essencialmente o meu livro de receitas onde quero guardar o que faço, gosto e partilho, esta receita teria que ficar aqui guardada para quem quiser experimentar.
Como todos os panados, requer um pouco de trabalho, mas este é compensado pelo resultado final. Agora com o aproximar do tempo quente, excelente sugestão para refeições frias que pedem uma boa e variada salada, bem como, para quem procura ideias para as marmitas.
Quem torce o nariz à beringela, esta é uma excelente forma de a provar.
Arrisquem fazer e provar!
![]() |
Mise en place |
Preparação:
1. Cortar as beringelas em rodelas, nem muito grossas nem muito finas (1 dedo de espessura)
2. Colocar num escorredor e temperar com sal tapar e reservar cerca de uma hora, Este procedimento vai fazer soltar o excesso de água que a beringela tem.
Preparar o mise en place:
4. Numa tigela bater os ovos, juntar um alho picadinho, a salsa picada, temperar com sal e pimenta. Reservar.
5. Preparar dois pratos, um com a farinha e outro com a sêmola de milho ( temperada com paprika e alho em pó).
6. Levar ao lume uma frigideira larga com óleo a aquecer.
7. Secar cada rodela de beringela num pano ou com papel absorvente, passar 1º na farinha, depois no ovo e por fim na sêmola.
8. Levar a fritar até ficarem douradas de um lado e de outro. Retirar e deixar escorrer em papel absorvente para retirar o máximo da gordura, embora estes panados não absorvam muito o óleo.
9. Servir a gosto com salada ou legumes. Fica bem com molho a acompanhar.
Bom Apetite!
Inspirada por Nonna Fina : https://www.instagram.com/mynonnafina/reel/DH0Jo7rTQ2-/
Há 15 anos aventurava-me pelo espaço virtual. Os blogues eram o espaço de partilha, eram uma comunidade mais restrita, de um tempo acelerado mas muito menos imediato do que é hoje.
Vivemos tempos em que não há tempo para ler e como tal perde-se conhecimento, conhecimento esse cada vez mais escasso.
Vivemos o imediato, o rápido, tão rápido que estamos a ver algo que interessa e de repente perdemos o rasto da publicação tal é a velocidade como que as publicações correm.
Os blogues perderam o encanto e saíram de moda, mas como não sou de modas gosto de manter o meu cantinho onde guardo principalmente para mim, receitas, dicas e momentos que são e fazem parte da minha história. Não lhe dou a atenção que queria mas quando o faço é sempre com muita alegria e dedicação. Não é excelente mas é feito com amor e com a minha disponibilidade, com o meu tempo que é o meu bem mais precioso.
Hoje cansada e sem vontade (confesso) decidi que teria tempo para assinalar mais um aniversário, apesar deste último ano ter sido dos que menos publiquei, no entanto, não foi esquecido e as visitas diárias são sempre muitas o que muito me agrada, no fundo é o meu "filho" muito querido que espelha a minha essência. Sinto-me feliz e muito grata por estar ainda aqui!
São 15 anos de partilha! Uma parte da minha vida aqui. Amor e alegria da partilha de cada texto, receita, foto que guarda um pouco da memória, da minha memória.
Fecho os olhos e recordo o momento que carreguei no botão publicar. Tantos sonhos que abracei nesse dia e que continuam vivos ao sabor do momento, da inspiração e vontade de criar e partilhar.
Fecho os olhos e recordo quem me ajudou a dar aqui os primeiros passos, o meu marido que me incentivou a criar algo meu e a Mafalda Pina Sampaio ( que tinha um blogue chamado Mesa Para Quatro e que eu adorava ler e experimentar as suas receitas) a qual estou muito grata pela ajuda e apoio nos primeiros passos.
Fecho os olhos e recordo quão feliz me deitei nesse dia ao criar algo muito meu, orgulhosa ganhando um novo nome Romã, pois quando comecei foi o nome com que assinava.
E assim passaram 15 anos, num ápice. O Mundo mudou, as formas de comunicar também, mas a amizade não e, foi das mãos de uma amiga de longa data que em 2024 o Bago de Romã ganhou um presente único. Ganhou a sua Romã com o seu Bago, uma peça única e exclusiva saída das mãos da amiga artista. Adorei e pensei logo que seria imortalizada aqui na celebração dos seus 15 anos.
O Bago de Romã continuará a ser a minha marca pessoal, é a minha cara e como tal espelha as minhas vivências; por isso vai acompanhando o que faço e com uma nova fase a chegar com os anos a passarem chegam também novas aventuras. Estão previstas novas rubricas e uma parceria que muito de agradou. Em breve conto dar notícias o que significa que 2025 promete mais partilhas que me deixarão ainda mais feliz e entusiasmada.
Para já fica assinalada a efeméride dos 15 anos para expressar publicamente a minha gratidão a todos os que por aqui passam silenciosamente, os números de visitas aumentam cada dia, tendo triplicado os resultados mensais, algo inimaginável quando não se publica regularmente. Só isso me enche o coração de muita alegria que me faz continuar por aqui com mais entusiasmo e dedicação.
Grata a quem visita, partilha e conhece o meu Bago de Romã que em tempos onde tudo se descarta facilmente, aqui fica para sempre, pelo menos enquanto existir.
Grata a minha amiga Carla ( @_.dome) que começou a dar os primeiros passos nas suas "artes" e a partilhar o que tão bem sabe fazer: CRIAR no seu espaço na Rede Instagram ( por isso visitem as suas obras lá) e que surpreendeu com a sua peça Bago de Romã.
Grata a todos que me continuam a inspirar para ser melhor todos os dias.
Hoje começa mais um ano e com ele renascem mais sonhos. Venham mais 365 dias de inspiração, amor, alegria em continuar a partilhar o que gosto.
Ingredientes:300g de cogumelos frescosMeio pimento vermelho1 cebola150g de batata palha1 folha de louro2 c. sopa de azeite4 ovosSal, pimenta preta q.b.1 c. chá açafrão das índias ou curcuma
1 c. chá de fermento em pó
- 1 beterraba média ou pequena ( se for grande 1/2 beterraba)
- 1 laranja ou duas se forem pequenas
- 2 pés de salsa
- 1 Colher Sopa de sementes de linhaça
- 1 copo de água
![]() |
Folhas de Hortelã congeladas |
Quando tenho muita hortelã e quando sei a origem, como é algo que uso muito em batidos, sumos e tisanas para não estragar opto pelo melhor recurso que é o congelador.
Lavo bem todas as folhas e deixo secar depois levo ao congelador num tabuleiro para congelarem soltas. Quando congeladas guardo em recipientes próprios ou num saco para congelador.
Depois é usar quando precisar. Não preciso dizer que devem ser utilizadas congeladas, certo?
Posso dizer que o congelador é mesmo um dos meus melhores amigos.
Congelar é preservar e poupar!
Boa Semana!
![]() |
Serei só eu que sinto a passagem ultra-sónica dos dias, meses?
Esta aceleração faz-vos parar para refletir ou continuar na chamada "rodinha dos ratos"?
A mim faz-me parar para refletir!
Escolhi esta foto, tirada no primeiro dia de 2025, o primeiro pôr-do-sol do ano para me lembrar que cada dia é uma benção uma esperança renovada. O cair da noite aqui é o nascer do dia no outro lado do Mundo.
Eu termino mais um dia e outra pessoa começa o seu.
Há uma pergunta que faço sempre ao final do dia, o que fiz de diferente que impactou a minha vida na vida de alguém?
Fiz algo de bom que me traz bem-estar e consciência de que cada dia é um passo dado no caminho que construo todos os dias, ou algo pesa no coração que me faz abrandar e até desistir dos meus sonhos porque não faço qualquer diferença neste mundo cada vez mais estranho, sem valores e absolutamente distópico. O mundo precisa de pessoas com valores para gerar valor e amor. Precisa de empatia, compaixão. Precisa de conhecimento e espírito crítico mas não da crítica e julgamento. Sem conhecimento somos levados pela ignorância e a ignorância leva ao medo.
Filosófico, é certo mas pertinente nos questionarmos diariamente quanto podemos fazer diferente em cada dia para nos melhorarmos em vez de nos criticarmos, a nós e aos outros.
O Bago de Romã tem sido reflexo do meu caminho e, cada vez mais, quanto sinto o Mundo Digital a ser cada vez mais imediato e as Redes Sociais o consumismo da informação flash em que nada fica, que decido urgentemente voltar ao meu cantinho digital onde a qualquer momento posso consultar qualquer publicação minha.
Qual o motivo desta preocupação? Ontem recebi uma mensagem do facebook a dizer que a página do Bago de Roma iria ser eliminada, tendo sido agendado o seu cancelamento com o motivo de violar as regras " Trade Mark" do facebook.
O link que enviaram para responder não funciona. Respondi à mensagem, que nem sei se vão ler, (porque foi um "boot"de certeza que a enviou), que não violo regras, sou autora do meu blog e como tal, solicitava que a página se mantivesse. Logo, os direitos de autor são meus.
Isto fez-me reflectir o quanto andamos presos a algo que não nos acrescenta e rapidamente pensei, aqui sempre escrevi desde 2010 (não invalida que a Google também decida começar a variar as suas políticas, o que até aqui tem sido, para mim o melhor browser) e é aqui que continuarei como nesta aldeia global onde posso partilhar com todos o que faço.
Como costumo dizer muitas vezes é preciso sofrer para acordar para o que tem que ser feito. Nas minhas prioridades este cantinho tem sido relegado para 2º plano, mas tem que existir em paralelo e como complemento do Instagram, rede social onde publico diariamente e espero continuar pela capacidade de comunicar, no entanto há espaço para os dois, pois cada um cumpre a sua função,
Aqui a informação fica fácil de procurar, no instagram é o instante, do aqui e agora. E, sem darmos conta estamos a fazer scroll à vida em vez de a vivermos em pleno.
Vivemos a vida dos outros em vez da nossa. Por isso, este aviso do facebook fez-me parar e olhar com mais atenção para este cantinho. Há muitas publicações em rascunho ( sim eu cozinho todos os dias, eu leio todos os dias, eu escrevo todos os dias, além da minha vida profissional, uma vez que isto é a minha outra vida que amo de coração), mas o tempo para parar e dar atenção a cada publicação não estava na minha agenda. Depois do dia de ontem, passou a estar e assim vou recomeçar a publicar semanalmente. Chegou a hora de dar lugar também a algo muito importante para mim, o meu Bago de Romã.
Desistir não faz parte do meu glossário da vida. Por vezes, "adormeço", páro para pensar no que quero mesmo fazer, no que me faz bem e me dá alegria e este Bago de Romã é o meu maior projeto, em crescimento. A minha marca, o meu mundo. Por isso, há que fazer algo de bom e posso dizer que surpresas estão a caminho
Em breve sairão mais novidades, mas para já o mais importante é voltar depois de um tempo fora de serviço voltar a viver, abrir as janelas e arejar. A porta está aberta. O Bago de Romã está de volta.
Sempre a tempo de recomeçar. Março é o meu mês dos recomeços!
Bem-vindo Março!