segunda-feira, 9 de setembro de 2024

"Bom Dia, Dia Bom" - Hoje é um bom bom dia para...

Novo mês, recomeços, novos caminhos e novos passos.

Por vezes um novo passo  necessário, só um novo passo a dar e fará toda a diferença nos nossos resultados pessoais. 

Andar a pé, fazer exercício, beber mais água, deitar mais cedo, diminuir o consumo de notícias tóxicas, diminuir a exposição aos écrans da televisão, telemóvel, computador; tantos pequenos passos que dados consistentemente fazem a diferença na saúde física e mental.

Por isso para mim Setembro é tempo dos RES; recomeçar, renascer, retomar, respirar, recolher, reciclar, rever e resolver.

Setembro traz a mudança de estação e com ela a nossa vontade de mudar o que não está bem; sim nunca está tudo bem e há sempre algo a melhorar.

Rever o que foi definido no início do ano e pensar o motivo pelo qual não concretizámos objetivos, sonhos e vontades.

Respirar em a atenção plena e assim conseguir ouvir com clareza o que o nosso EU tem para dizer.

Setembro é mês de rever o que devia ser feito e não foi e estamos sempre a tempo de retomar. Como num jogo, às vezes caímos numa casa que nos faz voltar à casa da partida; quando assim é vamos lá recomeçar.

Hoje é um bom dia para dar novos passos. Basta um, apenas um novo passo que dado com consistência e persistência tornará este mês bem mais especial.

Hoje é um bom dia para conhecer outros caminhos. Vamos abrir um novo caminho? O caminho da alegria e felicidade? 

Quando nos propomos a dar um novo passo, todo um novo caminho se abre. 

Dia bom! Bem-vindo, Setembro!

Bom dia, dia bom!

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Veggie Time - Beringela Encapotada

Em conversa com a minha mãe falámos da travessa de legumes variados fritos envoltos numa polme, que eu adorava comer no Verão acompanhados de salada.

Era o feijão-verde cortado em tiras e espetadas em palitos, os peixinhos da horta, tiras de abóbora menina, rodelas de curgete e beringela e rodelas de batata previamente cozida. Tudo envolvido numa polme e levado a fritar em óleo bem quente. 

Era um prato só de vegetais e bem saboroso, apesar de ser frito, a polme ficava crocante e bem sequinha nada gordurosa e a acompanhar uma salada variada e colorida com legumes frescos.

Desta conversa resultou uma refeição de apenas uma beringela. Cortada em rodelas com espessura de 1 cm, repousaram cerca de 15 minutos com sal para lhe tirar a água e ficarem mais macias, depois envolvidas numa polme feita com farinha, água, ovo, bicarbonato de sódio (para tornar a massa crocante) temperada com pimenta preta e uma pitada de sal, pois as beringelas já tinham sido temperadas.

As beringelas são abundantes no Verão e há que tirar partido delas. Apesar de disponíveis todo o ano, vamos dar prioridade aos frutos e legumes da estação.  

Hoje fica uma das minhas receitas favoritas para fazer com beringela, sim é frita, mas que sabe bem, sabe e, não é para fazer todos os dias, logo porque não experimentar?

Ingredientes:
2 beringelas médias 
150g de farinha (usei a Branca de Neve)
2 ovos
125 ml de água
1 c. chá de bicarbonato de sódio
sal e pimenta preta  q.b.
óleo para fritar

1) 15 minutos antes preparar as beringelas. Cortar em rodelas com a espessura de 1cm ( nem muito grossas nem muito fnas) e temperar com sal.

Convém descansarem temperadas com sal para que larguem o sabor amargo que a beringela tem. Ela larga muito líquido neste processo pelo que deve ser depois bem seca com um papel absorvente antes de passar na polme e fritar,

2) Preparar a polme. Numa tigela, deitar a farinha e o bicarbonato,  fazer um buraco. Nele deitar o ovo e envolver na farinha até formar uma massa, verter água e mexer até obter uma massa mais líquida. Fica como a massa para crepes.

3) Secar bem as rodelas da beringela antes de passar na polme e fritar em óleo bem quente. Voltar para que fiquem douradinhas de ambos os lados.

4) Retirar para um prato com papel absorvente e só depois passar para a travessa ou recipiente onde serão servidas

5) Acompanhar com salada ou legumes variados.

Nota: Fiz 2 beringelas, uma serviu de refeição e a outra serviu para fazer beringela parmegiana, que irei facultar também a receita que fiz.

Uma forma de consumir a beringela (que apesar de chamarmos legume também é um fruto, igual ao tomate). À parte desse pormenor faz refeições deliciosas e é no Verão que tiramos o melhor partido dela.


Bom Apetite!