sexta-feira, 31 de março de 2023

"Bimby Rules" - Papas de Carolo da Mãe ... na Bimby

As papas de carolo são uma receita que me transporta de imediato à infância, às minhas raízes. De raízes beirãs, mais propriamente da Beira Baixa, este é um dos doces favoritos da minha mãe. De vez em quando dá-me a vontade de os fazer, pois são excelentes para o pequeno-almoço, para variar as papas de aveia ou millet.

Normalmente faço sempre no tacho, ao lume, mexendo sempre. É um momento que aproveito para praticar a atenção plena e foco, porque aqueles minutos pedem mesmo concentração. Mexer sem pegar ao fundo, até obter o ponto desejado ( no fundo como qualquer creme, quando passamos a colher de pau e faz uma estrada, estão prontas). Ora bem, na Bimby nunca tinha feito e foi graças a uma conversa com um amigo que fiquei de experimentar a receita da Bimby, pois para quem não pode estar de volta do fogão, a Bimby faz bem esse papel. Mexe por nós! Valha-nos a Santa Bimby, como excelente ajudante na preparação de cremes no ponto certo.

Ora bem, sai a minha primeira experiência de adaptação à Bimby. Ficaram boas, cortam-se à fatia como habitualmente gosto, sabendo que se as quiser mais cremosas terei que aumentar as quantidades do líquido, que não foi o caso. Estas são as papas como a minha mãe sempre fez, logo quer no fogão, quer na Bimby são sempre um sucesso cá por casa.

Quem gosta experimente esta versão, quem nunca provou experimente também, pois são uma boa alternativa para celíacos ou intolerantes ao glúten, dado a sêmola de milho ser um ingrediente sem glúten.


Papas acabadas de fazer


Ingredientes:
(Chávena de chá = 200 ml) 
Usei como medida as chávenas medidoras
Dica: Se usar uma chávena, a medida tem que ser o triplo da sêmola de água e outro triplo de leite

1 chávena medidora de sêmola de milho
3 chávenas de água (= 530g medida na Bimby)
3 chávenas de leite ou 500 ml de leite (530g medida na Bimby)
1/3 chávena de açúcar (usei o mascavado)
casca de laranja e limão
1 pau de canela
1 pitada de sal

Preparação Modo Bimby:

1. No copo colocar a borboleta e deitar a água, o leite, a sêmola, a pitada de sal, a casca de laranja e limão, o pau de canela. 
Marcar 20 min/90ºC/ Vel.1 modo inverso

2. Findo esse tempo, juntar o açúcar dissolvido num pouco de leite e juntar. 
Marcar 2 minutos/ Vel.1,5 modo inverso

3. Verter para um recipiente baixo e largo, porque depois de frio, dá para cortar à fatia. Decorar com canela em pó.

( Nota: excelente para comer como pequeno-almoço, regado com um fio de mel ou Geleia de Agave e frutos secos).

Para quem quiser a receita tradicional, deixo o link: https://obagoderoma.blogspot.com/2020/10/as-papas-de-carolo-da-minha-mae.html


Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário