quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

" A Cozinha dos Amigos" - Bolo Rei



Todos os anos há um lanche de Natal, com um grupo de amigos chegados. Há cerca de 16 anos que o nosso encontro estava marcado na casa do Carlos e da Marta. Tradição essa que começou com o nascimento da L. depois chegou o A e por fim o A. Anualmente o nosso encontro não falhava, ora no Natal ora nos Reis, mas este ano atípico condicionou todos os encontros presenciais e pela primeira vez o nosso lanche não se realizou, ficando adiado para dias melhores.
Deste lanche ficou a tradição do Bolo Rei caseiro feito pelos meus amigos. Delicioso, para mim melhor do que os de compra. Tão bom que passou a ser o rei da mesa do lanche. Obviamente que a receita foi logo pedida, mas nestes anos nunca o tinha feito, aguardando uma oportunidade para o fazer.
Este ano não houve lanche e resolvi meter as mãos na massa  e lá saiu o belo do Bolo Rei, apesar de não ter máquina do pão, mas amassado pela minha querida amiga Bimby.
Aprovadíssimo e posso mesmo dizer que a partir deste ano, este Bolo passou a fazer parte da minha tradição de Natal a juntar à das Rabanadas (que não podem faltar na mesa).
Fica a receita dos meus amigos, para a máquina do pão, manual e a minha adaptação à Bimby.
Adorei e vou repetir no próximo fim-de-semana para ficar feito para os Reis. Quanto ao nosso lanche esse ficou adiado até melhores dias. Fica um até breve aos meus queridos amigos e um obrigada pela partilha da receita!



Ingredientes:
2 dl de água
1 embalagem de Farinha para Pão de Brioche Branca de Neve
100g de frutos secos ( pinhões, nozes, amêndoas) aos pedaços
50g de passas
50g de fruta cristalizada picada
2c (sopa) de Vinho do Porto
Raspa de 1/2 laranja
1 ovo para pincelar
Fruta cristalizada e miolo de pinhão para polvilhar
Farinha para polvilhar
Açúcar em Pó para decorar 
Geleia para pincelar 
Óleo para untar
Papel Vegetal

Preparação:
Preparação para Máquina de Fazer Pão: 
1.Coloque a água na cuba da máquina do pão e junte o conteúdo da embalagem. Selecione e inicie o programa para massa de pizza ou massa lêveda.
Depois de terminar o programa, adicione os frutos secos, as passas, a fruta cristalizada, o vinho do Porto e a raspa da laranja. Programe novamente na massa de pizza.

2. Quando terminar, retire a massa da cuba para uma superfície enfarinhada e molde uma coroa. Coloque-a num tabuleiro, previamente untado com óleo. Tape-o com um pano e deixe levedar até atingir quase o dobro do volume. Pincele com o ovo batido, decore com a fruta cristalizada e os pinhões e polvilhe com porções generosas de açúcar em pó.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 a 35 minutos. Retire do forno e pincele com geleia.

Preparação Manual: 
Numa tigela, disponha a Farinha para Pão de Brioche Branca de Neve, junte a água e amasse à mão, por cerca de dez minutos ou com a batedeira de ganchos, por cerca de cinco minutos na velocidade média. Junte os frutos secos, as passas, a fruta cristalizada, o vinho do Porto e a raspa da laranja. Bata por mais uns minutos.
Molde duas bolas e coloque-as numa tigela enfarinhada. Tape-as com um pano e deixe levedar em local quente até atingirem quase o dobro do volume. Volte a colocá-las na mesa de trabalho e proceda exatamente como na versão à máquina a partir do ponto nº 2.

Preparação Bimby, receita adaptada baseada no livro BIMBY "As receitas essenciais"

1. No copo da Bimby deitar a água e marcar 1 min/37ºC/Vel.2
2. Juntar a farinha e mexer 10 seg/V6
3. De seguida programar 3 min/ Vel.espiga. Verificar se forma uma bola que não fique agarrada às paredes do copo. Se não for o caso, pare a Bimby, polvilhar as paredes do copo com um pouco de farinha e voltar a amassar uns segundos na mesma velocidade.
4. Deixar repousar a massa dentro do copo até esta levantar o copo de medida. ( Envolvi a máquina com uma manta polar). Logo que levante o copo, pressionar a massa com as mãos para que o volume baixee programar 1 min/Vel/espiga
5. Programar 30 seg/Vel espiga e juntar os frutos secos, a fruta cristalizada, as passas, a raspa de laranja e o vinho do Porto. 
6. Retirar a massa do copo. Amassar com as mãos até formar uma bola lisa, polvilhando a mesma com farinha.
7. Dar-lhe a forma de uma rosca e colocá-la num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha. ( eu usei papel vegetal)
8. Pincelar a massa com gema de decorar a gosto com as restantes frutas cristalizadas, frutos secos. Dispôr pequenos montes de açúcar em pó humidificado. 
9. Deixar que a massa dobre o volume e a seguir colocar no forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 20 minutos.



Boas Festas!

Sem comentários:

Enviar um comentário