sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Coroa dos Reis


Para festejar o Dia de Reis, por tradição, há sempre em minha casa Bolo Rei e romã, nunca falha! Aliás, sou daquelas pessoas que adora cumprir tradições, mas ao invés acabei de criar as minhas ao fazer anualmente, neste dia pelo terceiro ano consecutivo, os meus "reizinhos" de chocolate para aproveitar o bolo-rei que resta da quadra festiva. E como cá por casa nada se estraga e os gostos se dividem, uso o Bolo Rei que sobrou do Ano Novo e com chocolate faço os bolinhos deliciosos que acabam por fazer um vistaço, dando assim uma roupa nova a algo que já estava sem graça.
Este ano acordei com uma ideia diferente e para variar porque não fazer uma Coroa dos Reis com a mesma massa? Assim fiz, enformei-a numa forma pequena que tenho da Tupperware (mini-feiticieira) e cobri com a ganache de chocolate. Aproveitei para decorar com os fios de ovos e muitos bagos de romã, cumprindo assim a minha tradição deste dia. E não é que ficou tão bonita?
Ora bem, com esta coroa pequenina celebro o meu dia da Reis, não quebrando a tradição, sempre com Bolo Rei e romã! 



Ingredientes:
200g de Bolo Rei ( sobras)
200g de bolachas de aveia
60g de amêndoa laminada
40g de açúcar amarelo
3 colheres sopa de cacau
3 colheres chá de erva-doce moída
2 colheres chá de canela
50g de água ( mais ou menos 3 colheres de sopa). A quantidade de água é apenas para tornar a massa moldável, logo é melhor deitar e testar até ficar boa, nem muito seca, nem muito molhada.
3 c. sopa de Vinho do Porto

Cobertura:
100g chocolate negro
2 c. sopa de natas

Preparação:
( Utilizei a Bimby/ Thermomix, pois assim peso, trituro e envolvo, sem grandes preocupações. De outra forma, utilizar sempre um qualquer processador de alimentos para triturar e formar a massa.

No copo da Bimby/Thermomix ( pode-se utilizar qualquer outro processador de alimentos) deitar o bolo rei, as bolachas de aveia e a amêndoa laminada e dar uns toques de turbo.
Adicionar os restantes ingredientes e envolver uns segundos, eu marquei 15 Seg/ Vel. 5.
Deitar num recipiente e levar ao frigorífico cerca de 1 hora ( eu deixei de um dia para o outro). e moldar em forma de pirâmides. 
Pincelar com óleo vegetal uma forma de buraco( pequena, com cerca de 16cm de diâmetro, eu usei uma mini-feiticeira da Tupperware que tenho há anos). Calcar bem a massa na forma e levar ao frio cerca de 1 a 3 horas para endurecer  e desenformar melhor.


Na hora de fazer a cobertura, levei 100g de chocolate negro, com as natas a derreter em banho-maria. (Cuidado para não deixar que a água toque no fundo do recipiente onde derrete o chocolate, para não criar grumos).
Quando derretido, verter sobre a coroa ( sobre uma rede, para que o chocolate escorra). Deixar secar e decorar a gosto com fios de ovos e bagos de romã.





Feliz Dia de Reis!

6 comentários:

  1. Um vistaço e com toda a certeza uma delícia. Adorei a ideia!

    Beijinho e um BOM ANO!

    ResponderEliminar
  2. O bolo está lindo e apetitoso mas o que ganhou a minha atenção foram mesmo as peças de presépio, são lindas! Adoro presépios! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro presépios :) Este é um dos poucos que tenho que têm Reis Magos.
      Obrigada pela visita.
      Romã :*

      Eliminar
  3. Adorei esta tua receita para aproveitar os restos do bolo. Ficou com um aspecto muito apelativo.
    Mais uma para a minha colecção. Feliz 2017. Beijinhos da Bombom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bombom, não é só o aspecto ;) Fica mesmo saboroso.
      Quando experimentar partilhe comigo se gostou, ok?
      Votos de um Bom Ano também para si.
      Beijinhos
      Romã:*

      Eliminar