Ratatouille, é um prato típico da gastronomia francesa, mais propriamente da região da Provença.
Uma mistura de legumes estufados, de influência espanhola e italiana, que aromatizados com as típicas Ervas de Provence, tornam este simples estufado num prato agradável, que pode servir de acompanhamento ou até como prato principal. Portanto, uma alternativa saudável para quem pretende reduzir o consumo de hidratos de carbono.
Este prato já o conhecia em casa da minha mãe, mas eu torcia sempre o nariz, agora com o passar do tempo, passei a gostar e pela primeira vez, fi-la em minha casa. Uma receita que irei repetir, pois tento diversificar os acompanhamentos, de forma a introduzir mais vegetais, reduzindo os hidratos de carbono, bem como a carne, na minha alimentação.Pessoalmente, considero que o segredo deste prato, está nas ervas aromáticas e nada como utilizar as Ervas de Provence ou da Provença, facilmente encontradas nos supermercados e grandes superfícies.
Como opção, pode-se utilizar uma mistura, de oregãos, tomilho e alecrim (pois as Ervas de Provence, não são mais do que uma mistura de tomilho, alecrim, oregãos e segurelha secos).
Ingredientes:
2 cebolas médias, cortada em meias-luas
1 beringela, cortada em cubos
2 courgetes médias, cortada em rodelas
1/2 pimento vermelho, cortado em cubos
1/2 pimento verde, cortado em cubos
3 tomates maduros, cortado em cubos
1 dl azeite
sal q.b.
ervas-de-provence q.b.
Preparação:
Num tacho, cobrir o fundo com azeite, e deitar as cebolas cortadas em meias-luas finas. Quando ficar translúcida deitar a beringela cortada em cubos e mexer.
De seguida juntar os pimentos também cortados em cubos, mexer e deixar cozinhar mais uns minutos.
Por fim deitar as courgetes cortadas em rodelas e o tomate cortado em pedaços pequenos, ou mesmo esmagado, caso o tomate esteja muito maduro, Juntar 1 dl de água, temperar de sal e ervas-de-provence a gosto.
Tapar e deixar cozinhar em lume branco, durante 30 minutos. Os legumes vão assim cozinhando lentamente, no seus próprios sucos, aromatizados com as ervas-de provence.
Para hipertensos, temperar apenas com ervas-de provence,, pois estas são um excelente substituto, dado o intenso e agradável aroma dessa mistura de ervas.
Um prato saudável e excelente para quem segue um regime vegetariano.
Bom Apetite!
Que bom aspecto
ResponderEliminarÉ engraçado como o nosso paladar evolui ao longo da vida. Ficou com um aspecto divinal e bem apuradinho. Quase sínto o cheirinho bom...
ResponderEliminarOlá minha querida, tenho andado afastada daqui e só agora pude espreitar o teu cantinho.
ResponderEliminarJá comi ratatouille e é um prato que adoro! O teu tem um aspecto delicioso e as ervas ainda lhe dão um toque mais apelativo :)
beijinhos e tudo de bom!
Que delicia.
ResponderEliminarBom fim de semana
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html