sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Creme de Courgette e Coentros - Bimby


O Outono vai-se impondo a pouco e pouco, bem devagarinho, para não estranharmos. O sol está mais fraquinho e as temperaturas já não chegam aos 30º, fazendo-se notar gradualmente a sua descida, de tal forma, que um agasalho já sabe tão bem quer pela manhã, quer pelo entardecer.
Lentamente vamos substituíndo o guarda-roupa, os sapatos e os acessórios, tal como na cozinha, vamos  alterando as ementas.
Assim é a natureza, feita de ciclos e de mudanças, que nos permitem renovar. Renovar a cada momento o nosso paladar.
As saladas frescas e variadas vão dando lugar às sopas quentinhas, o forno volta a ser rei e senhor da cozinha, ambientando a casa com aroma agradável dos assados e até a fruta se refugia numa bela tarte, clafoutis ou compota em detrimento de um bom gelado.
Quantas receitas boas estão já escolhidas para esta estação, mas como a sopa é prato assíduo, segue para já um creme de courgette e coentros, bem saboroso.
O Bago de Romã dá as boas vindas ao recém-chegado Outono!


Ingredientes:

250g de cenouras
600g de courgettes
1 cebola pequena
3a 4 dentes de alho ( consoante o tamanho)
800 ml de água
50g de azeite
40g de coentros ( mais ou menos um molho)

Preparação:
No copo colocar os legumes cortados em pedaços pequenos, os dentes de alho e a água até cobrir os legumes. Se preferir, deitar primeiro a água e adicionar os legumes depois.

Marcar 25 Min / 100º / Vel. Colher.

Juntar o azeite e o sal e passar a sopa, 50 Seg / Vel.7

Acrescentar os coentros com os ramos cortados em 4 e picar 20 Seg / Vel.7

Pode ficar por este passo, se gostar do sabor acentuado dos coentros, como pessoalmente, acho que fica com um sabor muito forte, opto por cozinhar mais uns minutos. Marcar mais 12 Min / 100º / Vel. Colher.


Nota pessoal: Sempre que faço sopa, divido para consumo imediato ( para 2 refeições ) e congelo para mais 2 refeições, numa Tupperware adequada para congelação (como na foto). Gosto de ter sempre sopa congelada para quando o tempo disponível escasseia.

Bom apetite!

Imprimir Receita

4 comentários: