sexta-feira, 25 de maio de 2018

"O que levar para o almoço" - Salada fria de grão, tomate, pepino e atum


A minha questão de todos dias da semana: o que levar para o almoço?
Às sextas-feiras o cansaço é tanto que muitas vezes apetece descansar e comer fora, no entanto há sempre umas ideias fantásticas quando se entra na despensa e uma lata de atum e um frasco de grão se iluminam perante os nossos olhos.
Foi o  caso deste dia, que sem almoço preparado de véspera, surgiu uma salada saborosa e bem saudável. Nada como ter sempre ingredientes frescos no frigorífico e os essenciais na despensa. Em menos de cinco minutos a marmita está feita e o almoço que poderia ser um desastre nutricional, tornou-se num aliado da dieta saudável onde não faltaram as leguminosas, a proteína e legumes frescos.
Não é uma receita obviamente, apenas uma sugestão que partilho, quer para levar para o escritório, quer para aqueles dias em que não há refeição preparada e num abrir e fechar de olhos, está algo bom  na mesa pronto a servir! Simples, saudável e acima de tudo saboroso. Bom apetite!

Ingredientes:
(1 pessoa)
3 c. sopa de grão cozido
1 lata de atum em água ou azeite
2 mini-pepinos
6 tomates cereja ou kumatos
cebola roxa q.b
azeite, vinagre, sal q.b.

Numa taça deitar o grão e juntar os pepinos cortados em rodelas finas e os tomates cortados ao meio.
Juntar a cebola picada e o atum.
Envolver e temperar na hora de servir.
( costumo levar num frasco pequeno o azeite misturado com o sal e o vinagre, que emulsiono na hora de servir e tempero na hora).



Bom Apetite!

1 comentário:

  1. Gosto!
    Uma junção de ingredientes bem interessante!
    Prática e saborosa :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar