Quando estou em terras algarvias vou a um restaurante que me servem as sardinhas assadas com uma salada que chamam montanheira e pensava para mim, porque razão chamavam salada montanheira, quando no Algarve não há montanhas. Pois, não há montanhas mas há Serra do Caldeirão, a Serra Algarvia.
Ora bem, como gosto de aprender e saber mais, lá fui eu pesquisar e pelo que encontrei é uma tradicional receita da Serra Algarvia. Não é mais do que uma salada de tomate, pimento e pepino, cortados aos cubinhos e temperados com azeite, vinagre, sal e orégãos. Simples, não é? E para ser bom, não precisa de ser complicado nem com ingredientes extraordinários, embora diga já que a qualidade dos mesmos influencia e muito no sabor final.
Como cá em casa, em época de Verão nunca falta a salada de tomate e pepino com orégãos à mesa, mas cortados em rodelas, esta opção aos cubos, ou melhor a Salada Montanheira Algarvia veio para ficar.
Assim vamos variando a forma de apresentar a salada, que apesar de levar os mesmos ingredientes o resultado final é bem diferente em termos de sabor.
Sem dúvida, deliciosa e muito fresca sendo um acompanhamento de excelência quer para carne ou peixe. Haja ingredientes e sugiro, desde já, que experimentem com um tomate coração, pois o sabor deste tomate quando maduro é divinal.
Mais simples não há!
Tomate
Pepino
Pimento
Cebola
2 c. sopa de azeite
1 c. sopa de vinagre
sal, orégãos
Preparação:
Lavar o tomate e o pepino.
Cortar o pepino ao meio e retirar as sementes, cortando em tiras e depois em cubos. Repetir o processo com o pimento e com o tomate.
Cortar a cebola em cubos pequenos.
Juntar tudo numa saladeira e temperar com sal, azeite, vinagre e orégâos.
Um acompanhamento fresco e bem saboroso para qualquer refeição, quer seja carne ou peixe. Excelente para os dias quentes de Verão.
Fica delicioso.
Bom Apetite!
Realmente uma boa ideia para este verão !
ResponderEliminarFresca é de certeza :)
EliminarObrigada pela visita e comentário.
Romã :*
Muito bom!
ResponderEliminar