terça-feira, 19 de março de 2019

"Reciclar é Poupar" - Mini-Fritattas de Legumes com Atum no Forno


Os ovos são sempre um bom recurso para qualquer improvisação. Para aproveitar o que sobrou do supremo de brócolos e tendo em conta a necessidade de fazer algo para levar na marmita, que não fosse preciso aquecer ou até para um jantar leve a meio da semana lá sairam meio improvisadas estas mini-fritattas de legumes.
De uma assentada terminei o pote de iogurte grego ( pois compro sempre o pote de 1 kg e vou gastando durante a semana), o supremo de brócolos, bem como, acabei com com alguns legumes; a desculpa  ideal para limpar o frigorífico de forma a reabastecer com as compras do fim-de-semana.
Mais uma vez por aqui a palavra de ordem é não estragar.
Com a Primavera a chegar, apetecem os passeios ao ar livre, piqueniques no campo, ou no jardim e até as refeições do dia-a-dia clamam por algo leve e saboroso. Estas pequeninas delicias de legumes, iogurte e ovo no forno, são sem dúvida uma óptima opção a considerar. A base é simples, o recheio pode-se variar, haja imaginação!



Ingredientes:
2 chalotas pequenas ou uma cebola pequena
1 cenoura
2 pimento mini coloridos ou meio pimento vermelho
1 cabeça de brócolos média ( ou 8 c. sopa de Supremo de Brócolos)
5 ovos
125g de iogurte grego magro
2 latas de atum ao natural ou em azeite
salsa q.b.
sal, pimenta preta, noz-moscada
azeite q.b.
manteiga para untar

Preparação:
 1. Leve a wok ou uma frigideira larga ao lume com um fio de azeite, deite a chalota picada finamente, depois junte a cenoura ripada e os pimentos em tiras finas deixando cozinhar 5 minutos.
2. Acrescentar os brócolos picados e deixe cozinhar até amolecer (como tinha preparado o Supremo de Brócolos, usei parte para a fritatta).
3. À parte, bata os ovos com uma vara de arames, junte o iogurte grego, o atum (bem escorrido), salsa picada a gosto, tempere de sal, pimenta moída na hora e noz-moscada. Envolva bem e distribuir pelas formas de queques ( até pouco mais de meio) previamente untadas com manteiga.
4. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15 minutos aproximadamente ( depende sempre de forno para forno.
4. Servir com uma salada a gosto.



Bom Apetite!

1 comentário:

  1. Que óptima sugestão, deu vontade de provar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar