domingo, 3 de março de 2019

"In TeleCulinária" - Bolo de Maçã


Quando vejo revistas ou livros onde haja um bolo com maçã eu assinalo com um marcador para experimentar. Tenho uma lista que vai crescendo e quando experimento uma das assinaladas, guardo-a logo no meu livro de receitas virtual; primeiro porque é bom para divulgar ao mundo e segundo porque gosto de guardar as receitas que saem bem e, que obviamente quero repetir.
Este bolo é um dos que irei repetir  em breve uma vez que não é o típico bolo nem tarte, mas sim uma mistura. Serve bem como sobremesa, acompanhado com uma bola de gelado, ou simplesmente a um lanche com uma chávena de chá ou café.
Para saberem mesmo como é, nada como irem para a cozinha e meterem as mãos na massa, depois digam-me se não é mesmo supreendentemente bom! 
O fim-de-semana pede bolinho caseiro, que tal um bolo de maçã para a sobremesa?




Ingredientes:
5  colheres (sopa) de farinha ( usei farinha espelta)
13 colheres (sopa) de açúcar ( usei o amarelo)
1 pitada de sal
1 c. (chá) de fermento em pó
3 ovos
4 colheres (sopa) de leite
4 colheres (sopa) de óleo
1 pitada de baunilha ( não usei)
6 maçãs
1 ovo
30g de manteiga derretida

Preparação:
1. Numa tigela, misture a farinha com 9 colheres(sopa) de açúcar, o sal e o fermento. Junte depois os ovos, o leite, a baunilha e o óleo e bata tudo muito bem. (Usei a Bimby, no copo deitei os ingredientes pela ordem indicada, e bati 4 Min/Vel.4)

2. Unte uma forma redonda, sem chaminé, com manteiga ( eu forrei uma forma de aro amovível com papel vegetal e untei com manteiga )

3. Descasque as maçãs, corte-as em fatias finas, coloque-as sobre a massa e leve ao forno a 180ºC, durante 40 minutos.

4, Noutro recipiente, misture o ovo com o restante açúcar e a manteiga derretida e, a 15 minutos de retirar o bolo do forno, regue as fatias de maçã com esta mistura e volta ao forno até o tempo terminar.

5. Findo o tempo indicado, verificar a cozedura. Pode precisar de mais uns minutos, os tempos indicados variam muito de forno para forno. Se tem ventilador, sem é a gás ou elétrico, portanto os tempos indicados são meramente indicativos.


Bom Apetite!

Fonte: Revista TeleCulinária Gold nº33 - Junho 2008


1 comentário:

  1. Que rico bolo de maçã,..
    Boa semana,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar