Variar acompanhamentos das refeições principais tem sido um dos meus objetivos para 2019, de forma a reduzir o consumo de hidratos de carbono. Por vezes dou conta que repito os legumes cozidos a vapor, como o caso dos brócolos, como a solução mais rápida de os consumir, o que me faz procurar novas receitas para experimentar.
Como ávida consumidora de revistas, livros e programas de culinária, encontrei a receita do supremo de brócolos numa TeleCulinária, revista que me acompanho desde o primeiro número (ainda miúda em casa da minha mãe) e como nunca que me desiludiu, lá ficou marcada para replicar.
Agradavelmente surpreendida com o resultado partilho aqui para a receita para quem quiser arriscar.
1 ramo de brócolos grande
3 colheres (sopa) de manteiga
sal q.b.
Preparação:
1. Corte os brócolos em pedaços, coloque-os no liquidificador e ligue-o até que os brócolos fiquem do tamanho de grãos de arroz.
Usei a Bimby (triturei 7 seg/Vel.5).
2. Transfira para uma tigela e, se necessário, volte a triturar os pedaços que ficaram maiores. ( Na Bimby, não foi necessário repetir).
3. Leve ao lume uma frigideira grande com a manteiga, junte os brócolos picados e deixe saltear durante cerca de 5 a 10 minutos. Tempere com sal, mexa e sirva.
( Em vez da manteiga usei azeite e alho esmagado, no final temperei também com vinagre de sidra, porque gosto muito de temperar também com vinagre)
Apreciação: Receita a repetir, pois é um acompanhamento diferente e variado do usual.
Com o que sobrou fiz umas mini-fritattas de legumes no forno, que serão publicadas na próxima publicação.
Bom Apetite!
Que aspecto maravilhoso!
ResponderEliminar