terça-feira, 24 de abril de 2018

"Assado de Domingo" - Lombo de Porco com Molho de Mostarda


Abril está a mais de meio e a primavera nem se dá conta que já chegou. Fazendo jus ao ditado "Abril, águas mil", este foi mais um fim-de-semana cinzento, chuvoso a pedir comida conforto.
Mais uma desculpa para acender o forno, mais uma desculpa para que o domingo seja dia de assado. Enquanto escrevia mais um artigo para o blogue, a casa ficava inundada de uma aroma delicioso a carne assada e, para variar do tradicional, saiu desta vez um lombo de porco assado com molho de mostarda. A carne ficou suculenta e a mistura da mostarda com a paprica deu-lhe um sabor único, saboroso, sendo esta uma receita ideal para um "assado de domingo"!


Ingredientes:
1,200 kg de lombo de porco
4 dentes de alho
300 ml de vinho branco
50 ml de azeite
60g de mostarda 
1 folha de louro
1 c. sobremesa de paprica
sal e pimenta q.b.
1 ramo de alecrim

Preparação:
1. Arranje o lombo e coloque-o num recipiente largo.
2. Descasque os dentes de alho e pique-os finamente. Tempere o lombo com os dentes de alho, o vinho branco, a paprica, a mostarda, a folha de louro, um ramo de alecrim, sal e pimenta.
(eu faço tipo uma pasta com os dentes de alho, o sal, a paprica e a mostarda, esfregando bem esta pasta na carne, massajando até ficar bem impregnada. Por fim, verto o vinho branco, junto a folha de louro e o ramo de alecrim). Deixar marinar cerca de 20 minutos.
3.Após o tempo indicado, coloque a carne num tabuleiro, regue-a com o azeite e com a marinada e leve ao forno, pré-aquecido a 170ºC, durante cerca de 2h30m. Findo esse tempo se ao picar a carne ainda verter líquido deixar assar mais 30 minutos. Este tempo depende muito do forno, o meu é antigo e sem ventilação, logo esta receita para ficar no ponto, demorou 3h. Parece muito, mas o resultado final compensa
Verifique se o lombo está bem assado, retire-o do forno, fatie-o e sirva a gosto.
Gosto de servir com batata assada no forno (assam ao mesmo tempo que o lombo).


Bom Apetite!

Fonte: Adaptada da Revista TeleCulinária, Edição nº 31 "Carnes à Portuguesa", Revista 

Sem comentários:

Enviar um comentário