sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

" A Cozinha dos Amigos" - Tarte de Atum com Mistura de Cogumelos e Espinafres


Às vezes a inspiração aparece de repente e, tudo muda. 
Esta tarte surgiu ao ver a página de uma amiga e seguidora deste blogue, a Maria Helena Gomes. Estava eu a fazer as partilhas diárias na página do facebook do Bago de Romã, quando vejo esta tarte de atum com mistura de cogumelos e espinafres, de autoria da Maria Helena.
"Mesmo a calhar"- respondi-lhe eu nos comentários, pois no frigorífico tinha duas mãos cheias de espinafres e meia dúzia de cogumelos, que iriam acabar em algo semelhante.
A vontade foi tanta de a replicar, tal o bom aspecto que tinha que nem hesitei tendo nessa mesma noite ido para a cozinha preparar a tarte, que serviria de almoço no dia seguinte.
Ficou tão boa que merecia partilha aqui no meu cantinho e, claro está, que só podia ser na rubrica "A Cozinha dos Amigos".
Muito obrigada Maria Helena Gomes pela inspiração do dia e que nos inspire muito mais com as suas partilhas.

Ingredientes:
1 placa de massa quebrada de compra
Cebola e alho picados ( usei 2 chalotas e um dente de alho)
Azeite
Cogumelos frescos
2 latas de atum ( uma de atum ao natural e outra de atum com tomate)
Uma mão cheia de espinafres frescos ( usei 2 )

3 ovos
200 ml de natas ligeiras

Sal, pimenta e noz-moscada q.b.
Queijo ralado a gosto
Preparação:

Pré-aquecer o forno a 220º ( se for ventilado, basta a 200º)

Colocar a placa de massa quebrada, com o papel vegetal, numa tarteira e com um garfo picar o fundo, para não empolar quando for a cozer. Deitar o atum esfarelado por cima e Reservar.

Numa Wok deitar um fio de azeite e juntar a cebola e o alho picado deixando refogar.

Juntar os cogumelos laminados e os espinafres. Mexer e temperar de sal e pimenta ( cuidado com o sal por causa do atum que já tem). Deitar esta mistura por cima do atum e com um garfo espalhar por toda a tarte. Colocar queijo ralado por cima.

Numa tigela, bater os ovos e juntar as natas. Bater bem até obter um creme e temperar a gosto ( aqui gosto de temperar com um pouco de noz-moscada ralada na hora e um pouco de 5 Bagas da Margão. Juntar queijo ralado, mexer e verter sobre a mistura de cogumelos, espinafres e atum.

Levar ao forno ao forno a 180º, cerca de 35 minutos, ou até ficar coradinha. ( no meu caso, esteve 35 minutos, a 220º. O meu forno é a gás).

(Excelente para uma refeição ou entrada, quente ou fria. Esta da foto serviu para levar para o almoço no escritório).



Bom Apetite!

Fonte: Receita de Maria Helena Gomes 

2 comentários: