sábado, 6 de maio de 2017

Delícia de Chocolate sem Glúten


Domingo é o dia da Mãe, como pode ser um dia de festa qualquer. Confesso que sou cada vez mais avessa a comemorar dias agendados, como se de uma obrigação fosse. Estes, são sim os dias fantásticos para animar a veia comercial, num mundo cada vez mais materialista. Às vezes parece que se não oferecermos nada, ou não  estivermos com as pessoas nesse dia, somos considerados persona non grata e um tanto ou quanto insensíveis
Pois, para mim celebrar o dia da mãe é todos os dias, e celebro-o estando ao seu lado sempre que precisa e dar-lhe o meu apoio e carinho, sempre. Dou-lhe o meu tempo, a minha disponibilidade, dando a prioridade sempre que seja necessário. Aliás, tenho um lema meu, que pratico cada vez mais: "o tempo é o melhor presente que dás". E como na minha vida prefiro, cada vez mais, a disponibilidade e o tempo que passam comigo do que um presente, mas cada um é livre de viver a sua vida e como tal, há que respeitar opções. O mais importante é, sem dúvida, viver e ser feliz!
Mas o Dia da Mãe existe, e ainda bem, ao menos há um dia que todos recordam as suas mães, e nada melhor do que mimar a mãe com esta delícia de chocolate.
Fácil de fazer e mais fácil de comer, uma delícia para qualquer dia de festa.
Uma excelente sugestão para amantes de chocolate e livre de glúten. Espero que gostem!



Ingredientes:
Bolo
200g de chocolate para culinária
180g de açúcar
200g de farinha de amêndoa
5 ovos de tamanho médio

Decoração:
1 pacote natas frecas para bater ( as que mais gosto são as da Longa Vida)
Açúcar baunilhado
Morangos q.b
Modo Bimby

No copo da Bimby deitar o açúcar e os ovos e bater 6 Min/ 37ºC/vel.4
Entretanto, derreter o chocolate em banho-maria. Deitar arrefecer um pouco, depois temperar o preparado, juntando um pouco do preparado ao chocolate derretido.
Deitar o chocolate derretido no preparado e voltar a bater 10Seg/Vel.4.
Finalmente juntar a farinha de amêndoa, envolvendo 10Seg/Vel.4.
Deitar numa forma redonda, de aro amovível, forrada com papel vegetal e untada com manteiga e polvilhada com cacau em pó.
Levar ao forno, previamente aquecido a 150ºC, cerca de 25 minutos.


Modo Tradicional

Numa taça bater os ovos e o açúcar até obter um creme fofo e de cor pálida.
Entretanto derreter o chocolate em banho-maria.
Assim que esteja derretido, deixar arrefecer um pouco e envolver lentamente no preparado no creme de ovo e açúcar. Por fim juntar a farinha de amêndoa e envolver bem no preparado.
Deitar numa forma redonda, de aro amovível, forrada com papel vegetal e untada com manteiga e polvilhada com cacau em pó.
Levar ao forno, previamente aquecido a 150ºC, cerca de 25 minutos.
Deixar arrefecer e desenformar.
Decorar e servir a gosto. Eu decorei com natas batidas em chantilly e com morangos. Excelente para servir com fruta e gelado, ou com mousse de frutos silvestres ou de lima.



Feliz Dia da Mãe!


1 comentário: