Conheço a M. desde os meus 10 anos, ou seja há 35 anos. Ela tem a idade da minha mãe e a as filhas rondam a minha faixa etária, sendo uma mais velha e outra mais nova do que eu. Bela amizade esta que se iniciou numas férias e que nunca morreu apesar da longa distância em que vivemos. Nós em Lisboa, ela em Genéve. Sempre nos correspondemos e, hoje graças às novas tecnologias ( bem haja internet ) estamos muito mais próximas; longe vão os tempos em que as cartas eram o nosso meio de contacto, portanto resta-me dizer: Viva a tecnologia!
Há pouco tempo tive o privilégio de a visitar e passar uns dias em sua casa, na Suiça, claro está que durante 5 dias absorvi toda a atmosfera que me rodeou. Desenferrujei o meu francês, visitei vários sítios emblemáticos, dei um pulo a França, ou não fosse a dois passos da Suiça, passei pelos supermercados, mercados e deliciei-me com todos os petiscos locais não faltando o bom queijo, bem como o excelente chocolate (Ou não fosse o país do chocolate). Apesar dos poucos dias, dias esses quase sempre cinzentos e abençoados com alguma chuva, foram muito calorosos, quer para a alma quer para o estômago. Entre os vários pratos típicos que comi, sendo um deles o Fondue de queijo (o tradicional), saiu a meu pedido, numa das refeições, um acompanhamento que me trazia recordações das férias: o Rösti.
Oportunidade única de o ver fazer, sendo que nada como ver fazer para aprender e, para memória futura aqui ficam as fotos originais e a receita do Rösti, um prato típico da cozinha suiça.
Tradicionalmente é feito com batata cozida com pele (de preferência cozida na véspera), mas pode-se também fazer com batata crua ralada. Eu gostei e gosto muito de Rösti e para além de ser um acompanhamento diferente é excelente para aproveitar batata cozida que sobra de outra refeição, ou quem sabe dar asas à imaginação.
Segue a receita e bom proveito:
Ralar a batata previamente cozida com pele ( 4 a 6 batatas médias) |
Juntar as chalotas ( 3 pequenas) previamente raladas ou picadas finamente. |
Temperar com sal e pimenta preta. |
Levar ao lume uma frigideira larga com um pouco de manteiga ( eu prefiro o azeite), |
Juntar o preparado da batata e da chalota e com as costas da colher espalhá-lo pela frigideira, |
Espalhar até formar uma base tipo uma bolacha grande e deixar dourar, |
Ao fim de alguns minutos, voltar com a ajuda de um prato ou de um utensílio próprio para tortilhas e deixar dourar do outro lado. Logo que dourar de ambos os lados, retirar para um prato de servir. |
Bom Apetite!
Fotos:Tiradas com telemóvel Samsung J5.
Fonte:Receita by Michelle M.
Gracias por compartir la receta
ResponderEliminar