domingo, 13 de março de 2016

" Sem Peso na Consciência" - Manteiga de Amendoim


Produtos caseiros são sem dúvida melhores e a prova disso é quando os podemos fazer em casa.
Hoje partilho algo que tinha em mente e que nunca me tinha aventurado fazer: Manteiga de Amendoim. Muito fácil de fazer, apenas morosa no trabalho em descascar quase meio quilo de amendoins para obter 250g de manteiga, fora isso a máquina faz o resto.
Cem por cento natural, sem corantes nem conservantes, aqui está um produto que vale a pena fazer uma vez na vida, isto é, se não se tem por hábito consumir, caso contrário recomendo que a façam, só assim saberemos o que estamos a comer, ou seja, sem açúcares, conservantes ou gorduras escondidas.


Quando falamos em amendoim pensamos no alto valor calórico deste alimento e como tal inimigo de qualquer dieta de perda de peso, mas consumido com moderação este pode ser incluído, pois apesar de ser altamente energético é muito saciante, o que evita fazer estragos comendo outros alimentos muito doces ou salgados quando a fome aperta. Rico em nutrientes importantes para a nossa saúde, como zinco,  potássio e ácidos gordos os amendoins ajudam a proteger o coração. Claro está que falamos de amendoins, sem serem salgados, açucarados ou caramelizados, esses sabemos de imediato que de saudável têm pouco.
Por agora apresento a minha receita, ou melhor, como eu preparei a minha manteiga 100% natural. Recomendo, e quem tem um potente processador de alimentos, experimente sem receios, pois o resultado é excelente. Agora mãos-à obra e bom apetite!


Colocar 250g de amendoins descascados num processador de alimentos, eu utilizei a Bimby/Thermomix.


 Triturar 20 seg/vel. 5,7 e 9 . Depois ir triturando até obter a consistência desejada.


Poderia ter optado por marcar 2 minutos na velocidade 7, mas preferi ir triturando e vigiando, baixando com a espátula os resíduos que ficam nas paredes do copo.:


Marco 8 seg/Vel. 9. Aqui forma tipo uma pasta.

 Marco mais 8 seg/Vel.9


Já começa a parecer um creme, logo marco mais 20 seg/ Vel. 5.


Testar e aqui ainda tem uma consistência granulosa.


Marco 30 seg/ vel.4 e para terminar a manteiga, marco mais 25 seg/ Vel.9-
Eis o resultado final:



Quando ficar cremoso, como apresenta a foto, Verter num recipiente próprio para conservar) . Utilizo um frasco hermético, esterilizado previamente para conservar.
A quantidade de 250 g de amendoins, rendeu um frasco pequeno, que rapidamente se gastou,





Bom Apetite!

6 comentários: