quinta-feira, 17 de março de 2016

Queques de Manteiga de Amendoim e Banana


Há combinações vencedoras. A maçã e canela, a laranja e chocolate e descobri que a banana e a manteiga de amendoim também casam muito bem.


Ao fazer a manteiga de amendoim caseira pensei de imediato em usá-la num bolo ou em bolinhos, para os meus lanches de inverno. Nos dias frios, bebo sempre uma chávena de chá a meio da tarde, na minha pausa para equilibar energias e, para acompanhar gosto de ter um bolinho feito por mim ou uns queques integrais,com pouco açúcar e com fruta ou vegetais. É certo que são uma opção mais ou menos saudável, mas que sabe bem e conforta nos dias frios. Sim, apenas de inverno, porque quando os dias começam a crescer, os iogurtes e gelatinas ganham terreno e a dieta agradece. Costumo dizer que tenho a ementa primavera/verão e outono/inverno, tal como as roupas que vestimos conforme o tempo, não é por acaso que há alimentos mais consumidos conforme a estação do ano.
Eu por mim falo, e de novembro a março, as bebidas quentes dominam e como tal não faltam os meus bolinhos caseiros a acompanhar.


Estes queques de manteiga de amendoim e banana foram de facto uma agradável surpresa, pois além de saborosos, ficaram muito pouco gordurosos.
Aqui fica guardada mais uma receita que quero repetir e claro está, se gostarem e quiserem experimentar deixo as dicas:

Ingredientes:
250g farinha para bolos
4 ovos
150g de manteiga de amendoim
2 bananas
200g açúcar amarelo
75g manteiga
1 c. chá de fermento em pó

Preparação:
1. Bater a manteiga até ficar bem cremosa. Só depois de estar em creme é juntamos o açúcar e continuar a bater até deixar de se sentir e formar um creme homogéneo.
2. Adicionar a manteiga de amendoim.
3. Bater à parte os ovos e de seguida juntar ao preparado a pouco e pouco, batendo entre cada adição.
4.  Esmagar as bananas e adicionar ao preparado.
5. Por fim, a farinha peneirada, envolvendo sem bater. ( Não bater a farinha para que os queques não fiquem duros).
6. Deitar em formas próprias para queques. (Eu coloquei logo as formas de papel e usei uma colher das de sopa, deitando uma colher em cada forma).
6. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 20 minutos ( aqui varia de forno para forno, portanto recomendo vigiar e fazer o teste do palito).





Bom Apetite!

3 comentários:

  1. Gosto muito!
    E adoro a combinação da banana com a manteiga de amendoim!
    Acho que fica uma tentação!
    Estão lindos os muffins!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso de amendoins, excelente sugestão, estão bem apetitosos!

    ResponderEliminar