sábado, 26 de abril de 2014

"In TeleCulinária" - Folhado de Atum


Se há revista de culinária que conheço desde tenra idade é a TeleCulinária. A minha mãe era leitora assidua, desde o número um, coleccionando-a durante anos, revistas essas que passaram a fazer parte da minha biblioteca. Apesar das várias revistas  que entretanto íam aparecendo, a minha mãe, que as comprava todas para testar, constatava que só as receitas da TeleCulinária davam bons resultados, equiparadas às publicações da Vaqueiro, tal como eu, anos depois constatei. Creio que o sucesso da revista, tinha a ver com o facto de serem receitas sempre testadas e não escritas, recolhidas de algures, muitas vezes mal traduzidas, que ao serem replicadas não nos satisfaziam. 
Felizmente que ao fim de quase quatro décadas, a TeleCulinária actual mantém a mesma essência. Acompanhou os tempos, novos ingredientes, novos métodos, tem uma nova imagem, mas não descurou o mais importante, publica receitas testadas previamente e que resultam sempre, sendo bem sucedidas por quem as replica em casa.
É com muito orgulho que digo que cresci com esta revista, que muito aprendi e que hoje tenho o privilégio de a receber como oferta para me continuar a inspirar. 


Ao começar a minha rubrica "In Teleculinária", escolhi o Folhado de Atum. Não saíu o rolo que que eu queria, como mostra a foto da revista, pois ficou mais parecido com um travesseiro gigante. Este resultado teve uma razão de ser, aconteceu porque ao dobrar o rolo, deixei a dobra da massa para cima em vez de ter ficado para baixo; um pequeno pormenor que se reflectiu, sem dúvida, na aparência, porque quanto ao sabor, este ficou divinal, o que para mim é o mais importante.
Para quem costuma levar almoço para o emprego, é uma excelente sugestão, acompanhada de uma salada, pois come-se bem fria.



Ingredientes:
300g de atum
200g de massa folhada
100g de cenoura
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher (sopa) de azeite
1 ovo batido
sal e pimenta q.b.
sementes de papoila ( usei sementes de chia) q.b

Preparação:
1) Abra as latas de atum e escorra o óleo. Descasque e lave a cenoura, a cebola, a cenoura e o alho.
Corte a cebola em meias-luas, lamine o alho e rale a cenoura.
2) Leve ao lume uma frigideira com o azeite e deixe aquecer. Junte a cebola e o alho, deixe refogar um pouco e junte o atum escorrido. Adicione depois a cenoura ralada, tempere com sal e pimenta e envolva tudo muito bem. Deixe arrefecer
3) Estique a massa folhada sobre uma bancada e coloque o preparado anterior já frio por cima.
4) Feche a massa em forma de rolo (convém dobrar e deixar a dobra para baixo). Pincele toda a massa com ovo batido, polvilhe com as sementes de papoila, e leve ao forno pré-aquecida a 180º, durante 15 minutos. Sirva acompanhado com salada.



 


Bom Apetite!

Fonte: In Teleculinária nº 1827 de 14/04/14

4 comentários:

  1. O que interessa é o sabor mas o aspecto também está muito bem!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Aqui está uma receita simples com um ar bem requintado. Além disso é muito saborosa e versátil, pois pode variar-se trocando o atum por outro ingrediente semelhante : peixe ou bacalhau, carne picada ou carnes frias.
    estava a ler o teu post e a identificar-me com a tua Mãe. Também eu aprendi a cozinhar com o Chefe Silva e a sua Tele Culinária e guardo a colecção desde o n° 1 até ao 400 e as Especiais. E foi por todas as receitas darem certo e pelos elogios do pessoal da casa, que me tornei na cozinheira que sou hoje. Parabéns pela tua parceria! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  3. Está com óptimo aspecto :) gostei imenso da receita!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que está óptimo, um folhado sabe-me sempre bem!
    A minha mãe também tem tantas revistas da Teleculinária, cresci com elas :-)
    beijinho

    ResponderEliminar