quinta-feira, 25 de março de 2010

Romã de mil bagos

Se há algo que me recorde desde a infância, é a romã. A sua forma perfeita, com uma coroa, a cor dos seus bagos que se assemelham a pequenos rubis e o seu sabor único fizeram sempre parte do meu dia de Reis.
Quer por tradição, quer por prazer a nossa sobremesa eram os célebres bagos envolvidos num xarope de açúcar e vinho do Porto que maceravam umas horas antes de serem servidos. Tradição que ainda hoje mantenho e não só no dia de Reis, como também faz parte da minha ceia de Ano Novo a acompanhar as passinhas de uva e o champanhe.
Uma fruta carregada de simbolismo e com uma importância milenar, foi sempre associada ao amor, paixão, fecundidade, ordem e riqueza. Além disso tem excelentes propriedades medicinais, sendo um poderoso anti-oxidante.
Com estas razões todas, que nome poderia eu escolher para um espaço destinado a partilhar não só receitas de culinária bem como dicas várias, sugestões e viagens.

3 comentários:

  1. Olá, Romã! Benvinda ao mundo dos blogs! Também por cá ando há pouco tempo.
    Obrigada por me teres visitado. Também voltarei mais vezes.
    Beijinhos e bons cozinhados!
    Cristina.

    ResponderEliminar
  2. Amei o blog!!! Obrigada pelo comentário no meu!!!! Agradeço imenso as palavras!!! Beijinhos enormes!!
    Sónia Meirinho

    ResponderEliminar
  3. É um belo nome sim senhora. Sempre comi romã simples. Essa sugestão com vinho do porto parece-me bem interessante :) Obrigada pela visita ao meu blog e pelo comentário :)

    ResponderEliminar