Dezembro chegou e rapidamente está a chegar ao fim.
O frio e a chuva dominaram o primeiro dia de dezembro e continuam a dar o ar de sua graça, pintando os dias de cinzento, que graças às mil luzes de Natal que decoram todos os lugares, mesmo os mais sombrios nos vão dando um pouco de alegria.
E, para alegrar um dia desses bem cinzento, logo no inicio de dezembro, daqueles em que só apetece estar no sofá com uma manta e uma chávena de chá quente, fiz este bolinho não para gulosos, mas para quem não pode comer açúcar. Estava prometida a receita e mesmo não um bolo indicado para a quadra do Natal, sabe sempre bem para desenjoar das iguarias típicas da época.
Há muito que faço experiências para substituir o açúcar, esta correu bem e portanto só podia partilhar aqui para quem quiser experimentar, pois quem não gosta de uma fatia de bolo com uma bebida quentinha? Eu não dispenso neste dias cinzentos este conforto para a alma e quando podemos comer sem peso na consciência, é bem melhor! Bom Fim-de-Semana!
200g de iogurte ( = 1 chávena)
5 ovos médios
100 ml de óleo de girassol
150g de concentrado de tâmara ( eu chamo-lhe mel de tâmara)
150g de farinha Branca de Neve ( a que mais gosto de usar)
140g de farinha espelta
1 c. chá de fermento em pó
1.c. chá de canela em pó
Modo Bimby
Pré-aquecer o forno a 180ºC.Untar e polvilhar a forma com farinha. Reservar.
Colocar a borboleta no copo e bater os 5 ovos inteiros 2 Min/37ºC/Vel.4. Mais dois minutos e meio sem temperatura, na velocidade 4.
De seguida, retirar a borboleta, juntar o concentrado de tâmara e bater 10 Seg/Vel.4.
Adicionar o iogurte, batendo mais 10 Seg/Vel.4. De seguida o óleo, envolvendo 10 Seg/ Vel.4
Por fim envolver as farinhas com o fermento e a canela, 5 a 7 Seg/Vel.4.
Deitar na forma e levar ao forno previamente aquecido, cerca de 35 minutos. recomendo o teste do palito para validar a cozedura do bolo, este está pronto quando ao espetar o palito este sai seco.
Bom Apetite!
A receita foi feita na Bimby, mas pode ser sempre batida de forma tradicional.
Modo Tradicional
Bater os ovos com o concentrado de tâmara até obter um preparado homogéneo. Juntar o iogurte e o óleo e bater. Por fim envolver as farinhas previamente misturadas com o fermento e a canela.O resto é igual. Forma e forno.
Bom Apetite!
I love to coke and bake recipes from all over the world. Thank you so much for that.
ResponderEliminarHappy days and happy new year from Austria
Elisabeth