quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Sopa de Chocolate da Avó



Após umas férias prolongadas (do Bago de Romã), cerca de quatro meses, nada como aproveitar a chegada oficial do Outono, para partilhar uma receita recheada de memórias.
Sempre que chega Outubro, não sei explicar a razão, mas a minha mente viaja sempre até ao meu primeiro dia de escola. Consigo fechar os olhos e visualizar a escola, a professora que me acolheu, uma senhora já dos seus sessenta anos, alta e esguia, vestida de fato cinzento. O seu ar austero, de óculos à ponta do nariz, cabelos brancos apanhados num carrapito, bem no alto da cabeça, impunha respeito ao chamar os novos alunos pelo nome. Eu pequenina, olhava curiosa com misto de ansiedade para o novo mundo que iria conhecer. Entrei então na minha sala, e de imediato a tranquilidade invadiu o meu coração pois fomos recebidos por uma senhora de olhar doce, já com idade de avó, a Professora Maria José Correia, que me acompanhou os quatros anos da escola primária, agora ensino básico. Posso mesmo dizer que foram os anos da minha vida de escola, os quais me deixaram mais saudade, a escola, a professora e os colegas dos quais me recordo de todos os nomes.
Enfim, chegamos a mais um Outubro e com ele chegam as manhãs fresquinhas e os dias mais curtos, acompanhado da nostalgia dos meus tempos de infância, onde o tempo parecia que demorava a passar.
Outubro transporta-me também para a cozinha da casa dos meus pais, onde passava as tardes, fazia os trabalhos da escola  e onde ajudava a minha mãe e avó a preparar o jantar, a preparar as compotas, marmelada e geleia que enchiam a despensa para  o Inverno e a fazer biscoitos.
Outubro transporta-me para o conforto do lar. Para a felicidade da chegada do final do dia, do regresso a casa.
E,  num destes dias nostálgicos, no caminho de regresso a casa, envolta nestes momentos mágicos, que vivi e que já não voltam que me recordei da Sopa de Chocolate da minha Avó.
Hoje, primeiro dia de Outono a sério, em que a chuva veio dar o ar da sua graça, esta sopa não me saía da cabeça, e desde cedo pensei no que seria o meu jantar. Cheguei a casa e em menos de 30 minutos a sopa estava na mesa!
Outubro, o mês de recomeços e de conforto, e é com a reconfortante Sopa de Chocolate da minha Avó que volto ao Bago de Romã. Sejam bem-vindos!

Ingredientes:
(2 pessoas)

1 lata de feijão vermelho das pequenas
1 batata
1 cebola pequena
1 folha de louro
azeite q.b
sal

Preparação:
Num panela, deitar o feijão já cozido com a água, a folha de louro, a batata e a cebola cortada em cubos. Juntar mais água ( a cobrir o feijão e a batata) e levar ao lume até a batata e a cebola estarem cozidas.
Reduzir a puré. Retificar o sal e deitar o azeite.
Mexer e deixar cozinhar mais uns 2 a 3 minutos.
Nota: A consistência da sopa depende a água que se deita na panela. Eu prefiro deitar pouca água e depois acrescentar, caso seja necessário.
Esta sopa é excelente para aqueles dias em que não temos jantar pronto e precisamos de algo que nos conforte o estômago e a alma.
A minha avó costumava cozer o feijão, mas quando não tenho feijão cozido, as latas ou frascos de feijão já cozido são uma boa alternativa e não nos deixam ficar mal.



Bom Apetite!




Sem comentários:

Enviar um comentário