quarta-feira, 29 de abril de 2015

Bacalhau no Forno à Moda da Minha Sogra


Há refeições que confortam, esta é uma delas: Bacalhau no Forno da Sogra.
Económico, come-se bem quente ou frio e é mesmo delicioso. Digo mesmo, guloso. Quando é servido, não resisto a repetir a dose.
Como gosto de cozinhar para guardar , esta é uma receita indicada; basta duplicar a dose e congelar em tabuleiros de alumínio, ou refractários, que possam ir ao congelador, e no dia pretendido, sem qualquer trabalho, ou louça suja, basta levar ao forno e em 30 minutos temos o jantar ou almoço na mesa. Tão simples e tão bom!


Ingredientes:
-Para 4 pessoa-
500g de bacalhau, 2 a 3 postas (usei uma embalagem de migas de bacalhau congeladas)
200g de batata palha (de compra)
2 cebolas médias ou 1 grande
2 dentes de alho
1 dl azeite
1 folha de louro
sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Para o molho béchamel:
50g de margarina
2 colheres de sopa de farinha
8 dl de leite
sal, pimenta e noz-moscada q.b
4 ovos

Preparação:
1. Num tacho largo, deitar o azeite e a cebola às meias-luas e os dentes de alho picados. Levar a refogar.
2. Quando a cebola estiver translúcida, juntar o bacalhau (migas) descongelado. Se utilizar bacalhau em postas, cozer previamente e lascar.
Envolver e deixar cozinhar durante 5 a 10 minutos (no caso de utilizar migas de bacalhau congeladas, menos tempo se o bacalhau tiver previamente cozido), deitar um pouco de leite e mexer ( fica mais saboroso). Temperar com um pouco de pimenta e noz-moscada ralada na hora. Cozinhar em lume brando, e assim que o bacalhau estiver cozido, apagar o lume e reservar. (Não deve ficar seco, pelo contrário, deve ter molho, que irá ser absorvido pela batata),
3. Entretanto, preparar o Molho Béchamel. (utlizei a receita base, com mais 2 dl de leite, pois o creme convém ficar mais líquido, pois iremos adicionar as gemas, que o enriquecem e espessam durante a cozedura no forno).
4. Assim que esteja no ponto, apagar o lume e deitar as 4 gemas, uma a uma mexendo entre cada adição. 
5. Juntar a batata-palha ao tacho onde se cozinhou o bacalhau
6. Envolver o Molho béchamel, com as gemas.
7. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal.
8. No final envolver as claras em castelo ao preparado do bacalhau com as batatas e o béchamel, sem mexer. Tratar como se de um bolo se preparasse, pretende-se um resultado final alto e fôfo, Ao envolver em vez de mexer, as claras mantém-se arejadas que permitem dar leveza esperada ao prato.
9.Deitar num recipiente que possa ir ao forno, previamente untado e polvilhar com pão ralado ou queijo e levar a forno previamente aquecido a 200º, cerca de 20 minutos ou até tostar.

Sugestão: Acompanhar com uma salada fresca a gosto.



Bom Apetite!

2 comentários:

  1. Deve ser bom. O problema é eu não estar habituada a comprar batatas palha. Talvez um dia tente. Bjs amiga e bom apetite. Maria fernanda Pinto

    ResponderEliminar