Quando cozinho, faço-o com amor. Para mim é um ingrediente fundamental em todas as receitas.
Gosto de cozinhar, fazer experiência novas com receitas habituais, de me aventurar por novos sabores, mas o que mais prazer me dá, é poder partilhar o meu gosto, e o que faço com quem me conhece.
Gosto de cozinhar, fazer experiência novas com receitas habituais, de me aventurar por novos sabores, mas o que mais prazer me dá, é poder partilhar o meu gosto, e o que faço com quem me conhece.
Num destes dias, um jantar especial para o qual fomos convidados, entre amigos que partilham os mesmos interesses, despertou-me a vontade de levar um bolo. Faltavam menos de 3 horas e tinha que tomar uma decisão rápida. A unanimidade do gostos pesou: Bolo de Chocolate, mas vestido a rigor para a festa, com recheio e cobertura.
Das várias receitas que faço, optei por uma que adoro, já aqui publicada. Mas tinha que reduzir as quantidades, pois o bolo seria mais pequeno, com formato diferente. Assim fiz, reduzi a receita para metade, utilizei uma forma rectangular e bati-o na Bimby.
Neste caso o resultado foi sem dúvida diferente: ficou baixo, mais compacto, tipo brownie; o que significa que embora a receita seja a mesma, a forma, onde o bolo coze, dita o produto final.
Pessoalmente, prefiro na forma redonda, cresce mais, fica mais fofo; mas quem provou gostou, embora eu não tenha ficado 100% satisfeita.
Apesar de não me ter saído como esperava, para mim contou a intenção, e partilhei-o com o maior carinho, pois foi dedicado especialmente à H. Uma amizade redescoberta, através dos blogues, onde o espaço cibernáutico encurta a distância, e mantém um contacto diário de partilha de conhecimentos diversos e divulgação de um interesse em comum a Artes.
Como a receita está aqui, fica apenas o registo da preparação na Bimby:
Bater as 5 claras em castelo. 5 Min/ Vel. 3 1/2 com a Borboleta e sem copo de medida. Reservar.
No copo deitar 180g de açúcar, as 5 gemas e 85 g de margarina. Bater 5 Min./Temp. 70º/ Vel.4
Adicionar 125g de chocolate em barra, partido e deixar amaciar uns segundos. Bater 20 Seg/Vel.6
Juntar 125 g de farinha com uma colher de chá mal cheia de fermento em pó e bater 10 seg/Vel.6
Envolver as claras com a espátula, sem bater, para não partir as claras.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º, numa forma untada com margarina e polvilhada com pão ralado.
Está cozido quando o palito sair seco. Vigiar para não cozer demasiado, o formato da forma altera a duração da cozedura. ( No meu caso, descuidei o tempo e cozeu um pouco mais do que devia)
Deixar arrefecer, cortar em duas partes, com o recheio ( ver aqui ) entretanto preparado. Unir e barrar com o restante chocolate. Decorar a gosto.
Hummmm! Looks delicious! ;-)
ResponderEliminarMas que bom aspeto o teu bolo amiga que belo brinde à amizade....bjokitas
ResponderEliminarMas que apetitoso!!!
ResponderEliminarBeijoca
O bolo ficou com um aspecto mesmo guloso, muito boa sugestão!
ResponderEliminarOlá Romã
ResponderEliminarBom aspecto mas por aqui é à moda antiga que se batem os bolos mas o teu tem um aspecto que quase cheira....
Beijos
Joana e Sofia
Tudo o que fazemos com amor sai sempre bem e lindo como este bolinho.
ResponderEliminar~
Bjs
As Papinhas dos Babinhos
Não deve ser à toa que "Bimby" é a etiqueta com maior número de entradas! Neste caso, sei com conhecimento de causa que o resultado foi bem bimbado.
ResponderEliminarBeijos.
Luís,
Eliminarmuito obrigada pela visita. A Bimby não é nada bimba, é uma ajuda preciosa, uma pérola na minha cozinha ;)
Bjnhs
Romã :*